Cerimônia foi realizada na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, no Centro Cívico de Boa Vista. (Foto: Aysha Baydoun)
Cerimônia foi realizada na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, no Centro Cívico de Boa Vista. (Foto: Aysha Baydoun)

O sistema prisional de Roraima terá o reforço de 81 novos policiais penais, nomeados nesta terça-feira (3), durante cerimônia realizada na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, no Centro Cívico de Boa Vista. Os servidores têm até 30 dias para tomar posse e, após a apresentação da documentação, serão distribuídos entre as unidades prisionais do estado, conforme a demanda.

Os nomeados já concluíram o curso de formação e devem iniciar as atividades após a posse. Com a nomeação, o efetivo da Polícia Penal em Roraima passa a 877 servidores em atuação.

De acordo com informações repassadas pelo governador Antonio Denarium, os policiais penais recebem adicional de risco de vida, auxílio-fardamento e equipamentos de proteção individual fornecidos pelo Estado.

Conquista após anos de preparação

Tione Batista, de 40 anos, está entre os 81 policiais penais nomeados nesta terça-feira (3), em Boa Vista. (Foto: Aysha Baydoun)

Entre os nomeados está Tione Batista, de 40 anos, natural de Pernambuco. Ele afirmou que a aprovação representa a conclusão de um longo período de preparação para concursos públicos, marcado por anos de estudo e tentativas.

“Quem estuda para concurso sabe que é um caminho difícil. A gente se dedica, abre mão de muita coisa e segue tentando até conseguir”, afirmou.

Atualmente cursando Direito, Tione contou que viu em Roraima a oportunidade de disputar uma vaga no serviço público e decidiu se dedicar integralmente à preparação. “Eu abracei essa oportunidade, estudei bastante e hoje estou realizando um sonho. É um sentimento de felicidade e gratidão”, disse.

Segundo ele, a conquista também representa o reconhecimento do apoio recebido ao longo da trajetória. “Sou grato aos meus pais, amigos e a todas as pessoas que fizeram parte desse processo. Ninguém chega sozinho”, completou.

Estrutura e capacitação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Durante a cerimônia, o governador Antonio Denarium afirmou que o Estado tem investido na estrutura do sistema prisional, com ampliação do efetivo, reforma de unidades e aquisição de equipamentos, além de ações voltadas à ressocialização dos internos.

“Além da contratação de servidores, o Estado investiu na estrutura das unidades e em ações de ressocialização, com trabalho, educação e acompanhamento médico e jurídico”, afirmou.

O secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Hércules da Silva Pereira, destacou que a qualificação contínua dos policiais penais faz parte da política adotada pela pasta.

“Esses profissionais já chegam ao sistema após o curso de formação, mas a capacitação é permanente. Temos um grupo pedagógico que atua durante todo o ano. Somente no último ano, foram emitidas mais de 600 certificações”, disse.

Segundo o secretário, após a posse, os novos policiais penais serão distribuídos entre todas as unidades prisionais do estado, conforme a necessidade operacional.