Atleta roraimense conquista terceiro lugar no Campeonato Europeu de Jiu-jitsu. (Foto: ASCOM/CT Gold Team Portugal)
Atleta roraimense conquista terceiro lugar no Campeonato Europeu de Jiu-jitsu. (Foto: ASCOM/CT Gold Team Portugal)

O roraimense Hallysson Marcelino, de 15 anos, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF, disputado no Pavilhão Multiuso de Odivelas, em Lisboa, Portugal. A competição reuniu mais de 7 mil atletas e integra o calendário das principais etapas do jiu-jitsu internacional.

Em sua primeira participação internacional como Juvenil 1 na faixa azul, Hallysson desembarcou em Portugal no dia 20 de janeiro e realizou a preparação na academia CT Gold Team Portugal, sob orientação do técnico Léo Costa, no distrito da Pontinha. O resultado garantiu ao atleta um lugar no pódio logo na estreia na categoria.

Após a competição em solo europeu, o roraimense seguiu para Manaus, onde iniciou a preparação para o Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu da IBJJF. O torneio será disputado entre os dias 24 e 29 de março, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

“Para mim tem sido uma experiência incrível treinar e lutar na Europa e nos Estados Unidos. Tenho aprendido muito e evoluído meu jiu-jitsu”, afirmou Hallysson.

Marcelino (à direita de kimono preto) com sua medalha de bronze)

A participação em competições internacionais exige grande investimento. Para a disputa na Europa, o atleta contou com apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da FETEC, além de patrocinadores, familiares e amigos, que auxiliaram com despesas de viagem, hospedagem e alimentação.

Filho do faixa preta João Marcelino, Hallysson iniciou no jiu-jitsu aos oito anos e acumula títulos expressivos nas categorias de base, como campeão Mundial World Pro em Abu Dhabi (2021), campeão Europeu IBJJF em Dublin (2022), tricampeão Brasileiro da CBJJ (2022, 2023 e 2024) e tetracampeão Sul-Americano Crianças da IBJJF (2022 a 2025).

Atualmente, a preparação técnica do atleta ocorre nas academias Nabil Jiu-Jitsu e Village Jiu-Jitsu, em Manaus, enquanto o trabalho físico é realizado no CT WL, sob supervisão do professor Willian Lima. Segundo o pai, João Marcelino, a rotina intensa é conciliada com os estudos, mantidos em dia na escola Nilton Lins.

Próximo desafio

Hallysson já foca no Pan-Americano de 2026. Para a disputa nos Estados Unidos, o atleta recebeu apoio do Governo de Roraima, com a concessão das passagens aéreas. O agradecimento foi direcionado ao governador Antônio Denarium e à secretária da Setrabes, Tânia Soares.

“Estou treinando duro para chegar bem no PAN e conquistar mais um pódio e dessa vez ganhar a tão sonhada medalha de ouro”, concluiu o atleta.