
A Aliança Nacional l LGBTI+ e o Grupo Arco-Íris iniciaram, nesta primeira semana de fevereiro, uma missão pela região Norte. A iniciativa faz parte do Programa Atena, que atua no monitoramento e fortalecimento de políticas públicas voltadas à cidadania LGBTI+ em todo o Brasil.
O objetivo principal é apresentar um mapeamento inédito sobre a implementação de políticas para a comunidade LGBTI+ nos estados e capitais. O coordenador-geral do programa, Cláudio Nascimento, destaca que a missão busca garantir que as ações de cidadania sejam estruturantes e conectadas às necessidades locais, combatendo a violência e a discriminação de forma efetiva.
Cronograma na região norte
A primeira etapa da agenda ocorre entre os dias 1° e 4 de fevereiro no Acre, seguida pelo Amazonas entre os dias 5 e 7. Em ambos os estados, a comitiva participa de reuniões técnicas com secretarias de Direitos Humanos e conselhos estaduais.
O Programa Atena confirmou que visitará o Amapá na terceira semana de fevereiro e chegará a Roraima na primeira semana de março.
Na ocasião, serão debatidos os desafios específicos do estado para a consolidação de políticas estruturantes e conectadas à realidade local.