Bom dia.

Energia

Diante do reajuste da tarifa de energia, que elevou em média 24% o custo para consumidores e pode alcançar 28% para o comércio/indústria, o senador Dr. Hiran (Progressistas) informou, por telefone, ao programa Agenda da Semana, que protocolou um recurso administrativo junto à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) solicitando a revisão das taxas. Durante entrevista no programa, a engenheira elétrica Conceição Escobar avaliou que haver margem para negociação de alguns dos itens que compõem a tarifa, o que pode resultar na redução dos valores ou, ao menos, ampliar a transparência do processo para a população. Segundo ela, audiências públicas costumam integrar as etapas de revisão tarifária. Nesse caso, é necessário ouvir a população.

Bem Querer 1

A usina hidrelétrica segue em fase de estudos, embora já possua licença prévia. De acordo com a engenheira elétrica, o andamento do projeto foi impactado pela ausência do componentes ligados à questão indígena. Durante a pandemia da Covid-19, as pesquisas nas comunidades foram interrompidas, somando-se às investigações da Polícia Federal (PF) sobre o garimpo ilegal na Terra Yanomami. É claro que não fossem as pressões ambientais esses estudos já teriam sido com concluídos.

Bem Querer 2

A expectativa é que o empreendimento tenha capacidade para gerar cerca de 640 megawatts. Ainda assim, há questionamentos sobre sua viabilidade diante da redução do volume do rio ao longo dos anos. Concluído o processo de licenciamento, a instalação poderá ser autorizada, mas caso sejam comprovados danos ambientais ou sociais, o projeto pode ser arquivado. Ambientalistas apontam possíveis impactos no lençol freático e prejuízos à agricultura, em razão de áreas que podem ser inundadas nos municípios de Iracema, Mucajaí e Boa Vista.

Agronomia

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) alcançou nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O desempenho é atribuído à dedicação da comunidade acadêmica, especialmente na produção de publicações científicas. Apesar do avanço, a coordenadora do programa, Sandra Cátia, destacou em entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM, que a ampliação dos investimentos ainda é um dos principais desafios, realidade comum aos programas de pós-graduação em todo o País. A nota máxima atribuída pela Capes é de 7, quando então os programas de pós-graduação (stricto sensu) adquirem âmbito internacional.

Absolvido

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) absolveu, por unanimidade, o vice-governador Edilson Damião (Republicanos) de uma acusação de propaganda eleitoral antecipada. A ação, proposta pelo MDB, questionava um discurso feito em outubro de 2025 durante o lançamento de um pacote de obras estaduais. A defesa sustentou que a manifestação teve caráter administrativo e não fez referência às eleições de 2026.

Cassação

O Ministério Público Eleitoral de Roraima (MPE-RR) perdeu o prazo para analisar os recursos do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos), e de outros investigados em processo que apura suposto abuso de poder econômico ou político. A Justiça aponta um esquema milionário envolvendo distribuição de dinheiro, listas de eleitores e caixa dois para garantir a reeleição em 2024 na capital. Diante do descumprimento do prazo, o processo foi novamente encaminhado ao MPE, com novo prazo de cinco dias para manifestação. É mole?

Mudança

O Governo do Estado tem promovido alterações em sua linha de frente, mas, desta vez, a mudança aparentemente não teve caráter político. Em razão da aposentadoria da delegada-geral Darlinda Moura, o então delegado-geral adjunto, Luciano Silvestre, foi promovido ao cargo de delegado-geral da Polícia Civil de Roraima (PCRR) na última sexta-feira (30). Luciano Silvestre já comandou unidades policiais, tanto em Boa Vista quanto no interior do Estado.

CNH

O Governo do Estado anunciou a redução dos valores cobrados pelos exames médico e psicológico exigidos para a CNH, que passam a custar, juntos, R$ 180. Antes, o valor era de R$ 403. Cabe esclarecer que a medida não decorre de iniciativa estadual, mas do cumprimento de uma portaria editada pelo Governo Federal em dezembro do ano passado. Desde então, a população cobra a adesão de Roraima à norma.

Promoções 1

Bem comentamos cá pela Parabólica sobre indícios de irregularidades nos processos de promoções e agregações na Polícia Militar. Após isso, o Ministério Público (MPRR) informou em Diário Oficial que acompanha o cumprimento de um acordo firmado com o Governo do Estado, que prevê a correção dessas distorções. A apuração indica que já há um acordo neste sentido e que a ideia é verificar se as medidas acordadas estão sendo implementadas.

Promoções 2

A primeira investigação teve início em 2024, após denúncias de fraudes e favorecimento em uma das promoções realizadas. As acusações incluem violação das normas previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), falta de transparência, possível manipulação de notas e promoções fora dos critérios estabelecidos. Em dezembro do ano passado, novas promoções de oficiais reacenderam questionamentos, sobretudo porque entre os promovidos estariam militares que respondem a investigações e ações penais por crimes como violência doméstica, ameaça, lesão corporal e racismo.

Caso Master

Em Roraima, quatro deputados federais assinaram, até o momento, o requerimento de criação da CPMI do Banco Master. São eles: Gabriel Mota (Republicanos), Nicoletti (União), Pastor Diniz (União) e Zé Haroldo Cathedral (PSD). O caso é investigado por PF, Banco Central e Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo suspeitas de fraudes bilionárias e irregularidades na gestão da instituição bancária.

Intrigas

Assessores do governador Antonio Denarium (Progressistas) e do vice-governador Edilson Damião (Republicanos) disseram à Parabólica que existe muita intriga que tenta envenenar a relação entre eles e o senador Mecias de Jesus (Republicanos) por conta da decisão desse último de postergar sua posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Caso Mecias decida concorrer à reeleição haverá espaço no nosso palanque para as duas candidaturas ao Senado Federal – de Mecias e de Denarium -, sem problema algum”, diz um influente assessor palaciano.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.