
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nessa sexta-feira (30) que a bandeira tarifária verde seguirá em vigor no mês de fevereiro, repetindo o patamar aplicado em janeiro. Com isso, não haverá cobrança adicional na conta de luz dos consumidores.
Segundo a agência, as condições favoráveis para a geração de energia, especialmente em razão do período chuvoso, permitem a manutenção do cenário atual. A Aneel avalia que o comportamento das chuvas nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN) segue dentro da média esperada para os primeiros meses do ano.
Em nota, a agência informou que houve recuperação dos níveis dos reservatórios nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, principalmente na segunda quinzena de janeiro. “Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, destacou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reajuste tarifário em Roraima
Apesar da manutenção da bandeira, consumidores de Roraima já enfrentam aumento na conta de luz. No dia 20 de janeiro, a Aneel aprovou o reajuste anual das tarifas da Roraima Energia para 2026, com elevação média de 24,13%, válida a partir de 25 de janeiro.
O reajuste foi avaliado após a interligação de Roraima ao sistema nacional. Com a entrada no SIN, o Estado passou a utilizar as grandes linhas de transmissão do sistema nacional e a dividir custos que já existem para todos os estados conectados.
Os 24%, no entanto, conforme o perfil de consumo. Para os clientes de alta tensão, o aumento médio é de 28,93%. Já os consumidores de baixa tensão (residências, pequenos comércios, escolas e prédios residenciais) tiveram reajuste de 22,90%.