
Familiares do idoso Antônio Vieiras Barro, de 90 anos, denunciam descaso no Hospital Geral de Roraima (HGR). Segundo relato, o paciente está internado desde o último domingo, após sofrer uma fratura no fêmur, e ainda não passou por cirurgia, que segundo eles estaria condicionada a realização de um ecocardiograma, exame necessário para avaliação do risco cirúrgico. A Sesau informou por meio de nota que o exame foi feito nesta quinta-feira, 29. Confira a nota completa ao final da reportagem.
De acordo com a família, desde a internação, os médicos informam apenas que o idoso segue aguardando a liberação para o procedimento, enquanto permanece acamado, sentindo fortes dores e com o quadro se agravando.
“Ele está lá desde domingo, jogado em cima de uma cama, com muita dor. Dizem que estão esperando o risco cirúrgico. Já são quatro dias nessa situação”, relatou um familiar.
Ainda conforme a denúncia, a família teme que a demora comprometa de forma irreversível a recuperação do idoso. “Ele está inchando, a perna só piora. Daqui a pouco ele pode até perder a perna. A gente pede providências”, afirmou.
Diante da situação, os familiares informaram que pretendem realizar uma manifestação em frente ao Hospital Geral de Roraima para cobrar providências e dar visibilidade ao caso.
O que diz a Sesau
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o paciente realizou exames de risco cirúrgico no dia 27. O ecocardiograma foi realizado nesta quinta-feira (29).
A pasta reforçou ainda que a realização de procedimento cirúrgico envolve decisão clínica, em conjunto com o paciente e seus familiares, e que a definição da equipe médica é baseada no quadro clínico do paciente.