Nutricionistas ressaltam que, para a maioria das pessoas, uma alimentação equilibrada é suficiente para suprir as necessidades nutricionais diárias (Foto Divulgação)
Nutricionistas ressaltam que, para a maioria das pessoas, uma alimentação equilibrada é suficiente para suprir as necessidades nutricionais diárias (Foto Divulgação)

Com o aumento do interesse por saúde, bem-estar e nutrição, cresce também o consumo de suplementos alimentares industrializados. No entanto, especialistas destacam que muitos nutrientes essenciais podem ser obtidos por meio de alimentos naturais, mais acessíveis e presentes na rotina alimentar da maioria da população. Esses alimentos funcionam como “suplementos naturais”, oferecendo vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes sem a necessidade de produtos caros.

Confira 10 alimentos comuns que cumprem esse papel de forma eficaz e econômica:

Ovos
Fonte completa de proteínas de alto valor biológico, os ovos também contêm vitaminas do complexo B, vitamina D e colina, importante para a saúde do cérebro e dos músculos.

Bife de fígado
Considerado um dos alimentos mais nutritivos e acessíveis, o bife de fígado é uma das principais fontes naturais de ferro, vitamina A, vitamina B12 e ácido fólico. Esses nutrientes são essenciais para a prevenção da anemia, fortalecimento do sistema imunológico e manutenção da saúde neurológica. Apesar de muitas vezes subestimado, o fígado bovino pode substituir suplementos de ferro e complexo B quando incluído de forma equilibrada na alimentação.

Banana
Rica em potássio, ajuda na função muscular e na prevenção de cãibras. Também fornece energia rápida, sendo bastante consumida por praticantes de atividade física.

Aveia
Possui fibras, carboidratos de absorção lenta, ferro e magnésio. Contribui para a saciedade, o controle do colesterol e a saúde intestinal.

Feijão
Presente na mesa dos brasileiros, é fonte de proteínas vegetais, ferro, fibras e vitaminas do complexo B, auxiliando na energia e no funcionamento do organismo.

Sardinha
Mais barata que outros peixes, é rica em ômega-3, cálcio e vitamina D, nutrientes importantes para o coração, ossos e sistema imunológico.

Amendoim
Fonte de gorduras boas, proteínas e vitamina E. Ajuda na recuperação muscular e no fornecimento de energia, desde que consumido com moderação.

Espinafre
Rico em ferro, magnésio, cálcio e antioxidantes. Contribui para a saúde óssea, muscular e para a prevenção da anemia.

Batata-doce
Fornece carboidratos complexos, fibras e vitamina A. É bastante utilizada como alternativa natural a suplementos energéticos.

Iogurte natural
Fonte de proteínas, cálcio e probióticos, que auxiliam na saúde intestinal e na absorção de nutrientes.

Sementes de linhaça e chia
Ricas em fibras, ômega-3 e antioxidantes, ajudam no funcionamento do intestino e na saúde cardiovascular.

Abacate
Rico em gorduras boas, especialmente o ácido oleico, o abacate contribui para a saúde do coração e para o controle do colesterol. O fruto também é fonte de potássio, vitamina E, fibras e antioxidantes, auxiliando no funcionamento muscular, na saciedade e na absorção de vitaminas. Pelo valor nutricional e custo acessível em várias regiões do país, o abacate pode substituir suplementos de gorduras saudáveis e vitaminas antioxidantes.

Alternativa acessível

Nutricionistas ressaltam que, para a maioria das pessoas, uma alimentação equilibrada é suficiente para suprir as necessidades nutricionais diárias, sem a obrigatoriedade do uso de suplementos industrializados. Além de mais baratos, os alimentos naturais oferecem melhor aproveitamento dos nutrientes e menor risco de consumo excessivo.

A recomendação é sempre buscar orientação profissional antes de substituir ou incluir suplementos na dieta, especialmente em casos de restrições alimentares ou condições de saúde específicas.