A 13ª Semana Pedagógica reuniu cerca de 7 mil profissionais. (Foto: Divulgação)
A 13ª Semana Pedagógica reuniu cerca de 7 mil profissionais. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Boa Vista deu início nesta segunda-feira (26), à 13ª edição da Semana Pedagógica, com o tema “Conexões e Práticas Pedagógicas: caminhos para aprendizagem” para preparar os servidores da educação para o início do Ano Letivo de 2026. A abertura oficial ocorreu na Sala Roraimeira do Teatro Municipal, reunindo profissionais da capital, do campo e das comunidades indígenas.

A programação foi marcada por um momento cultural conduzido pelo cantor regional Neuber Uchôa. Além da palestra show, comandada pelo apresentador e poeta Allan Dias, que conduziu os educadores a reflexões, propósito e motivação, voltada ao fortalecimento humano e profissional.

A Semana Pedagógica envolve cerca de 7 mil profissionais da rede municipal, entre professores, gestores, coordenadores, cuidadores, assistentes de alunos, merendeiras, motoristas, vigias e demais servidores que atuam nas unidades escolares.

De acordo com a secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes, o evento é um momento estratégico para alinhar práticas e fortalecer o trabalho desenvolvido nas escolas. “Levamos informações fundamentais para a prática pedagógica. São novos conhecimentos e conexões que refletem diretamente na aprendizagem dos alunos”, afirmou.

Secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes. (Foto: SEMUC)

Expectativa positiva entre os servidores

Para a gestora da Escola Municipal Professora Carmen Eugênia Macaggi, Wiliane Moraes, iniciar o ano letivo com um espaço de formação ampla contribui para o fortalecimento da rede. “Temos a oportunidade de assistir palestrantes nacionais e temas atuais, pensados não apenas para professores, mas também cuidadores, assistentes e todos que atuam na rede”, destacou.

Segundo ela, a expectativa para os demais momentos formativos ao longo da semana é positiva. “Estamos confiantes de que serão dias de muito aprendizado e troca de experiências.”

Gestora da Escola Municipal Professora Carmen Eugênia Macaggi, Wiliane Moraes. (Foto: SEMUC)

Experiências apresentadas de práticas pedagógicas

No foyer do teatro, a professora Gilmara Batista, que atua na rede municipal desde 2013, apresentou o livro “Práticas Exitosas em Alfabetização – Pesquisas inspiradoras e resultados transformadores”, obra que reúne experiências pedagógicas desenvolvidas em escolas do município, com relatos e metodologias aplicadas por 22 profissionais da educação.

“São experiências transformadoras, com bons resultados, que os professores podem contextualizar e aplicar na realidade das suas turmas. São ferramentas que podem ser adequadas ao contexto local de cada escola. Estamos muito motivados!”, explicou a profissional, que assume esse ano, a coordenação da Escola Municipal Carmen Eugênia Macaggi.

Livro “Práticas Exitosas em Alfabetização – Pesquisas inspiradoras e resultados transformadores”. (Foto: SEMUC)

Formação continuada e novos desafios

Para o professor de Educação Infantil da Escola Municipal Menino Jesus, Hudson Souza, a Semana Pedagógica é essencial, especialmente para os novos profissionais que ingressam na rede.

“Todo ano chegam novos professores e a Semana Pedagógica é fundamental para orientar, direcionar e fortalecer o caminho para uma educação de qualidade. Muitas vezes, não temos tempo para a formação continuada e esse momento traz novas motivações, novas tecnologias e novos direcionamentos”, destacou.

Professor de Educação Infantil da Escola Municipal Menino Jesus, Hudson Souza. (Foto: SEMUC)

Hudson também destacou a diversidade de temas abordados. “São temas atuais, que envolvem o social, o educacional, o psicossocial e a relação com as famílias. Isso torna a Semana Pedagógica ainda mais relevante e animadora para todos nós que atuamos na educação”, completou.

Programação descentralizada

Ao longo da semana, os participantes cumprem 40 horas de capacitação, com atividades simultâneas em diferentes pontos da cidade. A programação inclui palestras com especialistas nacionais e internacionais, oficinas temáticas, momentos de acolhimento nas escolas e atividades de planejamento pedagógico.

As discussões estão organizadas em sete eixos: socioemocional, tecnologia, neuropedagogia, educação especial, ética, saúde e gestão, com foco na construção coletiva de práticas pedagógicas alinhadas às necessidades da comunidade escolar de Boa Vista.