O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. 
(Foto: Ascom/Sesau).
O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. (Foto: Ascom/Sesau).

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) reforçou o chamamento à população para a doação voluntária de sangue, com prioridade para doadores de tipagens negativas A, B, O e AB. A medida ocorre diante da redução nos estoques desse grupo sanguíneo, essencial para atendimentos de urgência e emergência.

Segundo a unidade, o reforço é necessário especialmente durante o feriado de Carnaval, período em que aumenta a demanda por transfusões na rede pública e privada de saúde.

A responsável pelo setor de Captação de Doadores, Liliana Bezerra, destacou a importância da mobilização.

“Todos os doadores que são de tipagens negativas, que estão dentro do prazo para doação de sangue ou aquelas pessoas que não são doadoras ainda, mas que querem se tornar doadores, procurem o Hemoraima para que nós possamos reabastecer os nossos estoques, que as doações de bolsas negativas estão baixos”, afirmou.

A instituição ressaltou ainda que, ao longo de 2026, continuará precisando de doações de todos os tipos sanguíneos, mantendo a prioridade para as tipagens negativas.

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos, que estejam em boas condições de saúde, alimentadas e que tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, com autorização formal. Após o cadastro, o doador passa por entrevista e triagem. Estando apto, é encaminhado para a coleta, que dura cerca de 10 minutos.

Atendimento

O Hemoraima funciona na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98404-9593.