Inscrições para residência em Medicina Veterinária vão até a próxima segunda-feira (2)

Estão abertas até o dia 2 de fevereiro, próxima segunda-feira, as inscrições no processo seletivo voltado aos seis programas de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária com ingresso no período letivo de 2026.

Estão sendo oferecidas seis vagas distribuídas nos seis programas de residência Uniprofissional disponíveis, sendo quatro para ampla concorrência e dois para ações afirmativas. Os programas de residência são Anestesiologia Veterinária, Clínica Cirúrgica de animais de companhia, Clínica Médica de animais de companhia, Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, Patologia animal e Patologia clínica veterinária.

No ato da inscrição, que pode ser feita por meio do sistema SIGAA/UFRR, devem ser anexados alguns documentos como diploma de curso de nível superior em Medicina Veterinária, histórico escolar do curso, carteira de identificação, CPF, título de eleitor, entre outros. A taxa de inscrição será no valor de R$250.

O seletivo é formado por duas etapas: de prova escrita e análise curricular. Segundo cronograma do edital, a prova escrita e a entrega dos títulos estão previstas para acontecer no dia 9 de fevereiro, o resultado final será divulgado no dia 23 de fevereiro e o início das atividades está previsto para o dia 2 de março.

O edital completo pode ser encontrado na página da UFRR referente a residência Multiprofissional em Saúde e para mais informações ou dúvidas, o candidato deve procurar a coordenação do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária (PRUMV) por meio do email: [email protected] ou telefone (95) 98112-8387.

Sobre o programa

Aprovado na 12ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), em dezembro de 2025, o Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária é um programa de pós-graduação lato sensu voltado para profissionais de saúde e tem por objetivo aproximar essa formação profissional da realidade social do País e do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os programas contemplam áreas estratégicas da formação veterinária como Clínica Médica de Animais de Companhia, Diagnóstico por Imagem em Animais de Companhia, Patologia Animal, Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia e Anestesiologia Veterinária. 

A coordenadora dos programas, professora Heloísa Godoy, ressaltou a importância dessa capacitação para os profissionais da Medicina Veterinária em Roraima. “Trata-se de um marco importante para a universidade. Esses programas ampliam significativamente a capacitação de novos médicos-veterinários, preparando especialistas qualificados para o mercado de trabalho e para o atendimento em saúde animal”, observa.