
O programa Agenda da Semana recebeu nesse domingo (25) o vereador e novo presidente do Instituto de Desportos de Roraima, Marcelo Nunes, debateu sobre os desafios do esporte no estado e gargalos que a nova autarquia terá o desafio de resolver.
O instituto faz parte da separação da pasta da Educação (Seed), medida que visa dar autonomia para gerir as praças esportivas hoje deterioradas. Nunes explicou que o instituto herda a responsabilidade por espaços como o Parque Anauá e o Estádio Canarinho, além de ginásios no interior.
Segundo o gestor, a meta é usar o orçamento de R$ 10 milhões para descentralizar as ações, embora tenha reconhecido que o montante precisará ser reforçado por emendas para cobrir as reformas necessárias.
Desafios e Metas do Instituto de Desportos de Roraima
Sobre a juventude, o presidente afirmou que o foco será o combate ao sedentarismo e à exposição excessiva à tecnologia.
“Hoje a grande preocupação é tirar a criança da tela do celular, do tablet… É ocupar esse espaço”, afirmou o presidente.
A questão do alto rendimento e o suporte às federações também foram citados como pontos críticos. Marcelo Nunes garantiu que o instituto servirá para desburocratizar o apoio aos atletas roraimenses que competem fora do estado.