
No “Agenda da Semana” desse domingo (25), na Folha FM 100.3, o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Geraldo Ticianeli, falou sobre a nota 4 no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), segunda melhor da região Norte, e projeções de expansão para o Hospital Universitário.
Para o gestor, a universidade vive um momento de maturidade, superando instituições bem mais velhas em indicadores oficiais.
“A nossa instituição, com 36 anos apenas, superou conceitos de instituições muito tradicionais e muito antigas do Norte do país”, afirmou o reitor.
Pós graduação na UFRR
Sobre a pós-graduação, o reitor pontuou o salto de oito para 28 cursos de mestrado e doutorado em apenas quatro anos. Ele enfatizou que programas como Sociedade e Fronteiras já atingiram a nota 5 pela Capes.
Apesar do sucesso acadêmico, o orçamento para 2026 ainda é uma preocupação central da gestão. Ticianeli explicou que o custeio atual é limitado diante da complexidade das estruturas que a universidade mantém hoje.
Ampliação no HU
A infraestrutura também foi pauta, especialmente a ampliação do Hospital Universitário (HU). O projeto prevê saltar de 123 para 235 leitos, garantindo mais salas cirúrgicas para atender a média e alta complexidade pelo SUS em Roraima.
O reitor concluiu reforçando que a expansão física e infraestrutura acadêmica visa garantir que o estado não dependa de outras regiões para formar seus principais quadros profissionais.