Pelo menos 13 pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal. (Foto: Reprodução)
Pelo menos 13 pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal. (Foto: Reprodução)

Um raio atingiu a área onde ocorria a caminhada promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), na tarde deste domingo (25), em Brasília, provocando pânico entre os participantes e deixando dezenas de pessoas feridos. O episódio aconteceu durante o encerramento do ato, na Praça do Cruzeiro, quando chovia forte. Pelo menos 13 pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal.

Segundo relatos de testemunhas, após a descarga elétrica, várias pessoas caíram no chão, algumas desacordadas, e precisaram ser carregadas nos braços até a única ambulância disponível no local, que acabou cercada por manifestantes sentados ou deitados. Havia vítimas com sinais de desorientação.

Enquanto equipes de socorro atendiam uma mulher dentro da ambulância, familiares, em estado de choque, tentavam ajudar parentes caídos. Com a abertura da grade que isolava o veículo, mais pessoas se aproximaram em busca de atendimento.

Do carro de som, organizadores pediam repetidamente para que o público se afastasse das grades. O locutor informou que havia pessoas feridas por choques elétricos. Por orientação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o guindaste que sustentava uma grande bandeira do Brasil foi baixado, diante do risco de novas descargas provocadas por raios.

Apesar do incidente, o ato foi mantido. Parte do público deixou o local, mas muitos permaneceram e gritavam “eu não vou embora”.