Foto: divulgação
Foto: divulgação

O programa Agenda da Semana, neste domingo (25), reúne reitores de universidades e dirigentes do esporte para debater temas da educação superior e das políticas públicas em Roraima. A partir das 9h, os ouvintes acompanham entrevistas que tratam da avaliação dos cursos de Medicina, do planejamento esportivo para 2026 e do financiamento das universidades federais.

Das 9h às 10h, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Cláudio Travasso, e o vice-reitor Edson Damas abordam as notas do curso de Medicina, após a divulgação dos resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

Na avaliação, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) alcançou conceito 4, ficando entre os cursos com desempenho considerado de excelência no cenário nacional. Já a UERR recebeu conceito 2, índice classificado como insatisfatório, o que deve resultar na redução do número de vagas ofertadas, conforme sanções previstas pelo MEC.

Entre 10h e 11h, o presidente do Instituto de Desporto de Roraima, Marcelo Nunes, apresenta as ações previstas para 2026. Nomeado para comandar o órgão, Nunes se licenciou do cargo de vereador no último dia 14 de janeiro para assumir a função no Executivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O IDR administra os principais equipamentos esportivos do estado, como os estádios Canarinho e Ribeirão, os ginásios Hélio Campos e Totozão, a Piscina Olímpica, além de parques aquáticos da capital e do interior.

Já das 11h às 12h, o reitor da UFRR e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Geraldo Ticianeli, retoma o debate sobre a nota do curso de Medicina na instituição. Além disso, discute o orçamento das universidades federais, destacando os impactos das restrições financeiras sobre ensino, pesquisa e extensão.

Quer participar?

Os ouvintes podem participar enviando perguntas e comentários pelo WhatsApp (95) 99115-2155. O programa é transmitido pelos aplicativos Rádio Folha BV e Rádios Net, pelo site radiofolha.fm, além das redes sociais Facebook e YouTube.