Mais de mil voos nos EUA foram atrasados ou cancelados nesta sexta-feira por causa da neve. Foto: X/Reprodução
Mais de mil voos nos EUA foram atrasados ou cancelados nesta sexta-feira por causa da neve. Foto: X/Reprodução

Uma forte tempestade de inverno avançou nesta sexta-feira (23) sobre os Estados Unidos e levou 15 estados e o Distrito de Columbia a decretarem estado de emergência. O sistema climático já provoca impactos no transporte aéreo, suspensão de aulas e alertas para possíveis cortes prolongados de energia em diversas regiões do país.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), a tempestade deve atingir uma ampla faixa do território americano e pode afetar mais de 170 milhões de pessoas nos próximos dias. Entraram em emergência os estados de Alabama, Arkansas, Geórgia, Kansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Missouri, Nova York, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Tennessee, Texas e Virgínia, além de Washington, D.C.

Já no setor aéreo, dados do site FlightAware indicam que mais de mil voos foram cancelados desde quinta-feira (22). Em várias cidades, redes públicas de ensino suspenderam aulas e atividades presenciais devido às condições perigosas das estradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Impacto da tempestade

A previsão aponta nevascas intensas, com possibilidade de até 30 centímetros de neve no lado norte da tempestade de inverno, em áreas que vão de Oklahoma a Massachusetts. Já na porção sul do sistema, que inclui Texas, Carolinas e Virgínia, a tendência é de uma combinação de chuva e neve, cenário que aumenta o risco de formação de gelo.