Mais de 9,5 mil partos foram realizados na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth em 2025

Mais de 9,5 mil partos normais e cesáreos foram realizados em 2025 no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMI). No mesmo período, a unidade contabilizou 12.864 atendimentos e procedimentos, conforme balanço divulgado pela direção.

Ao longo do ano, a maternidade manteve o atendimento a gestantes, puérperas e recém-nascidos, além de ampliar alguns serviços e adequar a estrutura física para a rotina assistencial. Entre as mudanças adotadas estão o acolhimento com classificação de risco, a implantação da Sala Lilás, do posto de coleta de leite humano e da Sala da Mulher Trabalhadora que Amamenta, além da revitalização do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI).

De acordo com o diretor da unidade, Manoel Roque, houve aumento no número de cirurgias eletivas ao longo do ano. “Conseguimos aumentar em cinco vezes o quantitativo de cirurgias eletivas. Em 2024, o foco foi a organização institucional, enquanto 2025 concentrou as implementações”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O hospital também passou a contar com uma sala de treinamento e uma sala de simulação realística, utilizadas para capacitação de profissionais em procedimentos como intubação, ventilação mecânica e reanimação neonatal.

Ainda segundo a direção, a maternidade realizou, em média, 30 a 50 partos por dia e cerca de 150 atendimentos diários na porta de entrada. A taxa média de ocupação hospitalar em 2025 ficou abaixo de 65%.