O prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio (Rede), informou que o festejo está sendo realizado com recursos próprios, mas conta com o apoio de parceiros, como o Governo do Estado, parlamentares e empresários. (Foto: Divulgação)
O prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio (Rede), informou que o festejo está sendo realizado com recursos próprios, mas conta com o apoio de parceiros, como o Governo do Estado, parlamentares e empresários. (Foto: Divulgação)

O 66º Festejo de São Sebastião, padroeiro de Uiramutã, será realizado de quinta-feira (22) a sábado (24) e deve reunir mais de 20 mil pessoas, conforme a organização. A programação acontece na antiga pista de pouso do município e em outros espaços da sede.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Denismar Thomé, o município está preparado para receber visitantes de comunidades indígenas, de Roraima e de outros estados. “A cidade está preparada para receber visitantes de comunidades indígenas, de Roraima e do Brasil”, afirmou. Ele destacou que a prefeitura investiu na recuperação de estradas, fez reparos na sede, em campos de futebol, no prado e na antiga pista de pouso, onde ocorrerá o festejo.

Ainda de acordo com a prefeitura, equipes municipais realizaram serviços de roçagem, limpeza e pintura de calçadas, além da manutenção da iluminação pública. A rede hoteleira, restaurantes e comerciantes também estão mobilizados para atender o público. Os postos médicos e a ambulância ficarão de prontidão durante o evento.

Segurança reforçada

O comandante do 3º Pelotão da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (CIPFron), 2º tenente Sidne Paz, informou que o efetivo será reforçado durante os três dias de festa, com apoio de equipes de Pacaraima. “Além dos nossos militares, contaremos com o apoio de mais uma viatura de Operação e mais duas de Pacaraima. São quatro viaturas para fazer rondas ostensivas durante o festejo. Estaremos preparados para atender a população”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O comandante lembrou que nos dois últimos festejos não foram registradas ocorrências graves no município. Para este ano, reforçou orientações ao público. “Os motociclistas devem usar capacete, e para quem for dirigir, não ingerir bebida alcoólica”, alertou. Ele também destacou que é proibido portar armas brancas, vender bebida alcoólica a menores de idade e deixar crianças sozinhas em casa. “Durante o festejo, principalmente no período noturno, crianças e adolescentes devem andar acompanhados dos pais ou responsável legal”, completou.

Atendimento de saúde

A técnica socorrista Letíce Moura informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com equipes da base, volante e de sobreaviso durante o evento. Atualmente, o município dispõe de dez profissionais, sendo cinco técnicos socorristas e cinco condutores. Segundo ela, a maioria dos atendimentos registrados costuma estar relacionada a traumas provocados por acidentes de trânsito.

Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil do Uiramutã, Julimar Sena, orientou visitantes e moradores a redobrarem a atenção, principalmente em áreas de banho. “Os pais ou responsáveis devem redobrar a atenção com as crianças nas cachoeiras e outros banhos”, afirmou. Ele também pediu cautela no trânsito. “Os condutores de veículos devem trafegar em baixa velocidade nas estradas para evitar acidentes”, disse, informando que a equipe atuará ainda no apoio ao abastecimento de água.

A programação do festejo inclui atrações culturais, esportivas e musicais, além de uma feira agrocultural com venda de produtos das comunidades indígenas. O prefeito do município, Tuxaua Benísio, informou que o evento está sendo realizado com recursos próprios, com apoio de parceiros. “Investimos em infraestrutura para melhor atender os visitantes e nosso povo”, declarou.