
O delegado aposentado Francisco Araújo, conhecido como Delegado Francisco (PDT), foi empossado como vereador de Boa Vista na manhã desta quarta-feira (21), no plenarinho da Câmara Municipal.
Ele substitui Marcelo Nunes, recém-nomeado como presidente do Instituto de Desporto, Juventude e Lazer (IDJuv). Durante a sessão, Francisco jurou cumprir as legislações e constituições vigentes e afirmou que chega à Casa “para somar”.
“A gente vem pra somar, não pra diminuir. Já fui parlamentar, sei como funciona, respeito a opinião de todo mundo. Tenho a minha voz, não é porque sou do grupo do Governo e do [Soldado] Sampaio [presidente da Assembleia Legislativa] que vou votar contra as coisas que a prefeitura mandar pra cá. Não! Você tem que votar pelo que for conveniente pra nossa sociedade”, discursou.
Além de Marcelo Nunes, estavam na solenidade de posse 14 vereadores, incluindo o presidente da Casa, Genilson Costa (Republicanos), além da presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil, Simone Arruda.
Ao se licenciar da Casa, Nunes revelou estar com “dor no coração”, mas que sai com a sensação de ter feito um “grande trabalho” e tranquilo porque o substituto é experiente na vida pública.
“Acredito que os debates se manterão aqui, as discussões, colocando sempre o interesse da nossa capital em primeiro plano”, avaliou.
O presidente da Casa, por sua vez, desejou sucesso ao novo vereador.
“A responsabilidade do delegado vai ser fundamental para cumprir esse espaço que o Marcelo Nunes está deixando nessa casa. Que faça um bom trabalho lá e toda a sorte do mundo ao Delegado Francisco”, disse Genilson Costa, que durante a solenidade, explicou que a sessão foi realizada no plenarinho, uma sala reduzida anexa à presidência sem galeria para o público, porque o plenário está em reforma.
Quem é Delegado Francisco
Francisco Evangelista dos Santos Araújo nasceu em 3 de abril de 1968, em Dom Pedro (MA). Em sua biografia, ele conta que já foi cobrador de ônibus, jornaleiro, engraxate, servente de pedreiro e até garimpeiro. E foi nesta última função que o fez despertar para os estudos após quase perder a vida para a malária.
Delegado Francisco se mudou para São Paulo após a mãe vender o botijão de gás de casa para ajudar a pagar a passagem e formou em Direito, em 2002. Em 2003, ele chegou a Roraima após ser aprovado no primeiro concurso público para delegado da PCRR. Durante o período, ele trabalhou como delegado de Caracaraí e na área do Meio Ambiente em Boa Vista.
Na política, entre 2006 e 2024, disputou sete eleições, tendo ficado como suplente em quatro oportunidades. Em uma delas, assumiu o cargo de deputado federal em 2012 com a cassação de Chico das Verduras.
Segundo colocado nas eleições para prefeito de Iracema em 2016, Francisco Araújo foi gestor municipal entre janeiro e março de 2017, quando uma liminar judicial favoreceu o primeiro colocado Jairo Ribeiro.
Naquele mesmo ano, Delegado Francisco assumiu a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Governo Suely, mas deixou o cargo três meses depois após alegar que sofreu boicote por querer acabar, por exemplo, com o meio expediente.
Atualmente, ele está aposentado da função que o trouxe ao Estado e atua como advogado e investidor do garimpo na Guiana. Nas redes sociais, ele costuma divulgar vídeos de humor para interagir com os seguidores.