Estátua de São Sebastião na igreja do santo, no Centro de Boa Vista (Foto: Divulgação)
Estátua de São Sebastião na igreja do santo, no Centro de Boa Vista (Foto: Divulgação)

Celebrado nesta terça-feira (20), o Dia de São Sebastião integra o calendário oficial de Roraima em três municípios: Boa Vista, Uiramutã e Caracaraí. A data é feriado nas duas primeiras cidades e marca, além da devoção religiosa, uma tradição histórica.

Na capital, São Sebastião é padroeiro de Boa Vista. A origem do feriado remonta à década de 1920, quando a cidade ainda se chamava Boa Vista do Rio Branco.

Informações históricas detalham que Guilhermina de Holanda Bessa, esposa do capitão Severino de Holanda Bessa, fez uma promessa ao santo para salvar o gado de sua fazenda, localizada no município de Amajari. Após a morte do marido, ela cumpriu a promessa com a construção de uma capela dedicada a São Sebastião.

A capela foi inaugurada em 20 de janeiro de 1924. Anos depois, as filhas de Guilhermina, Francisca e Cecília Bessa, deram continuidade à devoção, promovendo arrecadações e festejos para a manutenção da igreja. As celebrações seguem até hoje como parte do calendário religioso da capital. Confira a programação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



No município de Uiramutã, onde São Sebastião também é padroeiro, o feriado é marcado por festejos que se estendem além do dia 20. Entre os dias 22 e 24 de janeiro, a cidade realiza uma programação cultural e artística em homenagem ao santo, com show de bandas locais, atração nacionalcompetições esportivas.

Leia mais: Comerciantes esperam aumento de 40% nas vendas durante o festejo de Uiramutã
Uiramutã transforma antiga pista de pouso em palco para Festejo de São Sebastião

Já em Caracaraí, a data é considerada feriado municipal, com celebrações religiosas conduzidas pela Igreja Católica.

Quem foi São Sebastião?

Conforme a história na Igreja Católica, São Sebastião é padroeiro contra a fome, a peste, a guerra, as tempestades e as doenças animais. Natural de Milão, ele foi um soldado romano de fé cristã que converteu militares e nobres. Por isso, foi condenado à morte por flechas, sobreviveu ao ataque, mas morreu açoitado.