Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, voltou a operar normalmente após apresentar instabilidade no fim da tarde desta segunda-feira (19). Transferências e pagamentos falharam em diversos bancos e geraram milhares de reclamações de usuários em todo o país.

Segundo o Banco Central, o problema foi causado por uma falha interna no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), base de dados que concentra as informações das chaves Pix. Em nota, a instituição informou que as equipes técnicas atuaram na identificação da causa e na normalização do sistema.

De acordo com o site DownDetector, que monitora interrupções em serviços digitais, mais de 6 mil reclamações foram registradas por volta das 14h40, indicando uma instabilidade de alcance nacional, sem relação com uma instituição financeira específica. No fim da tarde, o volume de queixas passou a cair, sinalizando a retomada do serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O pico de reclamações ocorreu de forma simultânea em ao menos oito instituições financeiras, o que reforçou a avaliação de falha no sistema central do Pix. Entre os bancos citados pelos usuários estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Nubank, Inter e C6 Bank.