Campus Paricarana, UFRR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Campus Paricarana, UFRR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) alcançou conceito 4 na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgado nesta segunda-feira (19), pelo Ministério da Educação (MEC). A nota posiciona a instituição entre os cursos com desempenho considerado de excelência no cenário nacional.

Realizado em 2025, o Enamed é obrigatório para estudantes concluintes de Medicina e também pode ser utilizado como critério de acesso a programas de residência médica vinculados ao MEC. De acordo com o MEC, a pontuação do varia de 1 a 5, sendo os conceitos 4 e 5 considerados os mais elevados.

Além de aferir a qualidade da formação, o resultado do exame passa a integrar a composição do conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Em Roraima, além da UFRR, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) também foi avaliada e recebeu conceito 2, índice considerado insatisfatório. Em razão da nota, a instituição estadual deverá sofrer redução no número de vagas ofertadas, conforme as sanções anunciadas pelo MEC.

Nesta edição inaugural, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), participaram da avaliação 351 cursos de Medicina de todo o país. Ao todo, 89.024 estudantes e profissionais da área se inscreveram para a prova.