O percentual total de endividados fechou o ano no menor patamar de 2025 (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
O percentual total de endividados fechou o ano no menor patamar de 2025 (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Famílias em Roraima encerraram 2025 com redução no número de contas em atraso e melhora nos indicadores de inadimplência, segundo dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). O percentual de famílias inadimplentes ficou em 22,0%, o menor registrado desde agosto de 2012.

O resultado reflete a sexta queda consecutiva no indicador e ocorre após três meses seguidos de redução no endividamento das famílias no Estado. O percentual total de endividados fechou o ano no menor patamar de 2025, em nível semelhante ao observado em dezembro de 2024.

De acordo com o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, os dados indicam avanço na capacidade de pagamento das famílias. “As dívidas das famílias em Roraima caíram pelo terceiro mês consecutivo, reduzindo também o número de famílias com contas em atraso, o que demonstra uma maior capacidade de honrar com os compromissos”, afirmou.

Na composição das dívidas, cartões de crédito e carnês de lojas apresentaram recuo em relação ao mesmo período do ano anterior. O crédito pessoal foi a única modalidade que registrou crescimento, passando de 13,6% em dezembro de 2024 para 17,9% em dezembro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Comparativo Nacional

No comparativo nacional, Roraima voltou a melhorar sua posição entre os estados com maior índice de endividamento, caindo para a sétima colocação, ainda cerca de dez pontos percentuais acima da média nacional. Já no indicador de contas em atraso, o Estado ficou na 22ª posição, abaixo da média do país, que foi de 29,4%.

O desempenho é ainda mais favorável no recorte das famílias que não terão condições de quitar nenhuma de suas dívidas. Em dezembro de 2025, Roraima apresentou percentual significativamente inferior à média nacional, de 12,6%, figurando entre os quatro estados com os menores índices nesse indicador.