Mister Pepito uma marca venezuelana de 26 anos que imigrou para boa vista

Estamos falando sobre a Venezuela há algumas semanas desde a prisão do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, foram doze anos de uma ditadura velada que fez com que milhões de venezuelanos saíssem do seu país. Muitos vieram para o nosso estado de Roraima por termos fronteiras muito próximas, e o setor de alimentação fora do lar foi o escolhido para trabalharem.

A culinária venezuelana é rica e diversificada, refletindo uma fusão de influências indígenas, africanas e europeias (principalmente espanholas). A riqueza da sua gastronomia reside na utilização de ingredientes locais como o milho, a banana-da-terra, o feijão preto, mandioca e diversas carnes e frutos do mar.

Os principais pratos da cozinha venezuelana que já estão inseridos nos cardápios de Roraima são: Arepa feito de massa de milho branco que pode ser consumido em qualquer refeição, geralmente são discos finos, recheados com carne assada desfiada, queijo, frango, podendo ser frita ou assada; Tequeños,  salgados de massa de farinha de trigo fritos, recheados com queijo; Pabellón Criollo: O prato nacional da Venezuela, que consiste em carne bovina desfiada, feijão preto cozido, arroz branco e banana-da-terra frita; e a Cachapa, uma espécie de panqueca ou tortilha doce feita de milho fresco, geralmente servida com queijo branco fresco por dentro.

A culinária regional venezuelana denominada “criolla”, é uma herança das técnicas e saberes do tripé indígena, espanhol e africano, e essa mistura resultou numa gastronomia diferenciada, única.

A Venezuela tem uma relação muito forte culturalmente com o trabalho na gastronomia, tendo muitas escolas e universidades na área de entretenimento com cursos de cozinheiro chef, confeiteiro, padeiro, pizzaiolo, garçom, gerente de alimentos e bebidas, cumim, chocolatier, bartender, entre outros. E com muitos cidadãos venezuelanos com essas qualificações que migraram para o Brasil, resolveram empreender no setor gastronômico aqui em Boa Vista, iniciando pequenos negócios com a venda de pratos típicos para gerar renda.

Houve uma nítida mudança da gastronomia de Roraima com a inclusão da cozinha venezuelana, principalmente em Boa Vista, onde até os ingredientes para a confecção dos pratos já se encontram em supermercados locais.

Génesis Arévalo (Foto: Denise Rohnelt

Um exemplo de empreendedorismo é o Mister Pepito, uma empresa familiar de 26 anos, com duas sócias, Génesis Arévalo de 30 anos e sua mãe, Maria Goretti Cinco de 51 anos.

Génesis era profissional da área da saúde, mas como precisava reconstruir a vida em outro país, decidiu abraçar a área gastronômica com seriedade, aprendizado e muito trabalho.

O Mister Pepito nasceu em Santa Elena de Uairén nos anos 2000, mas quando a situação no seu país ficou inviável , ela e sua família trouxeram a marca para Boa Vista em 2020, há seis anos, e desde então participam em eventos e feiras gastronômicas. E ano passado com a volta da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel em Roraima, Génesis participa ativamente no conselho de administração da entidade como diretora de marketing.

O carro-chefe é o Pepito Tradicional, e ela diz que ele representa a essência do Mister Pepito. Depois, o destaque é o Enrolado, uma versão mais leve do pepito, feita no pão árabe, com as variações, 4 Queijos e o Enrolado Fit.

Para elas, a Venezuela sempre irá fazer parte da sua história, mas pensam em voltar para visitar o país apenas de férias. Hoje elas reconstruíram suas vidas em Boa Vista com muito trabalho, e tem uma equipe treinada e comprometida com seu negócio.

A receita de hoje você pode ir provar no Mister Pepito ou fazer em casa, segundo Génesis “A chicha faz parte da nossa memória afetiva. Na Venezuela, ela é muito mais do que uma bebida: é rua, encontro e história. No Mister Pepito, a gente respeita essa tradição e cuida de cada detalhe para alcançar uma textura cremosa e um sabor equilibrado, que acolhe tanto quem já conhece quanto quem prova pela primeira vez.”

A chicha venezuelana é uma bebida doce, bem gelada, cremosa e aveludada, combina arroz e leite numa doçura equilibrada, com perfume suave de baunilha e canela.

Mister Pepito fica na Avenida Venezuela, 1390 no Mecejana, pedidos pelo Instagram @misterpepitooficial

RECEITA DO DIA

Chicha Venezuelana Tradicional

 (versão caseira com arroz)

Por Génesis Arévalo, Mister Pepito

INGREDIENTES:

1 xícara de arroz branco

1,5 litro de água

1 litro de leite integral

1 lata ou caixa de leite condensado (ajuste a gosto)

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 pau de canela (opcional)

MODO DE PREPARO:

Em uma panela, coloque o arroz, a água e o pau de canela. Cozinhe em fogo médio até o arroz ficar bem macio, quase se desmanchando. Retire a canela e bata o arroz com a água do cozimento no liquidificador até obter um creme liso. Acrescente o leite integral, o leite condensado e a baunilha. Bata novamente. Leve à geladeira até ficar bem gelada ou sirva com bastante gelo.

Sirva em copos grandes, bem gelada, podendo finalizar com canela em pó ou um fio de leite condensado, como é tradicional nos “Chicheros Venezuelanos”.