Ministro Wellington Dias durante cerimonia (Foto: Wenderson cabral/FolhaBV)
Ministro Wellington Dias durante cerimonia (Foto: Wenderson cabral/FolhaBV)

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Nilra Jane Filgueira, assinaram nesta quarta-feira (14) a ordem de serviço que formaliza a adesão do estado ao programa “Acredita no Primeiro Passo”. O ato solene, realizado no Campus Boa Vista Zona Oeste, marcou o início oficial da execução da iniciativa em Roraima, contando com um investimento total de 2 milhões de reais.

Na ocasião, estiveram presentes empreendedores que já participam do programa e estão recebendo os valores para aplicação em seus negócios. O programa foca em uma política de microcrédito produtivo orientada a famílias inscritas no Cadastro Único e empreendedores informais. O público-alvo abrange microempreendedores individuais e pequenos produtores rurais que acessam o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Fomento Rural, no âmbito do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado. A iniciativa é voltada a um segmento que representa 54% do público do Bolsa Família com perfil empreendedor e que necessita de suporte para formalização.

As atividades do programa priorizam grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo mulheres, jovens, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais, utilizando a estrutura técnica do IFRR para oferecer qualificação profissional que acompanhe o acesso ao crédito.

O objetivo é estabelecer uma rede de suporte que possibilite a geração de renda e a autonomia financeira dos beneficiários. O esforço conjunto entre as instituições visa converter o aporte financeiro em trajetórias de inserção no setor produtivo local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Setrabes apresenta programas de inclusão e qualificação ao ministro Wellington Dias

Ainda durante a visita a Roraima, o ministro conheceu a Casa do Trabalhador, que faz parte do Departamento de Emprego, Trabalho e Renda (DPETR), um espaço que conecta empresas a candidatos ao mercado de trabalho, oferecendo vagas de emprego e cursos de qualificação.

O encontro incluiu apresentações das ações da Setrabes voltadas para promover a inclusão e o desenvolvimento profissional da população, destacando programas como o Programa Mais Qualifica, Sine, Jovem Aprendiz, Emprega Jovem, Reinserção Produtiva, Planta Roraima e Cesta da Família.

“A visita do ministro é um reconhecimento do nosso trabalho e, mais importante, uma oportunidade de reforçar nosso compromisso com a população que mais precisa. Cada projeto e ação da Setrabes fortalecem ainda mais a política de assistência social e desenvolvimento econômico, promovendo oportunidades e qualidade de vida para todos”, afirmou a secretária Tânia Soares.

O ministro Wellington Dias destacou que o Brasil, em parceria com o Estado de Roraima e as Nações Unidas, está preparado para lidar com qualquer eventualidade.

“O plano de contingência visa garantir uma resposta rápida em caso de um aumento brusco no fluxo migratório. Esperamos que, com apoio internacional, o povo venezuelano encontre um caminho para o desenvolvimento. Além da proteção básica, trabalhamos para oferecer condições de emprego e apoio a pequenos negócios, ajudando aqueles em programas sociais a alcançar maior renda e sair da pobreza”, ressaltou o ministro.