Além do Brasil, estariam na lista nações, como Rússia e Somália, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen.
 (Foto: Divulgação)
Além do Brasil, estariam na lista nações, como Rússia e Somália, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen. (Foto: Divulgação)

Os Estados Unidos devem suspender, a partir de 21 de janeiro, a emissão de vistos para cidadãos de até 75 países, incluindo o Brasil, segundo informações divulgadas pela rede de televisão norte-americana Fox News, com base em documento do Departamento de Estado.

Conforme o material ao qual a emissora teve acesso, agentes consulares receberam orientação para negar solicitações de visto provenientes dos países incluídos na medida. 

Além do Brasil, estariam na lista nações, como Rússia e Somália, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen. A relação completa dos países ainda não foi tornada pública. Segundo o governo norte-americano, a suspensão ocorrerá por tempo indeterminado e faz parte de uma revisão dos processos de imigração. 

Em declaração à Fox News, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que a medida tem como objetivo evitar a entrada de estrangeiros que possam recorrer a programas de assistência social e benefícios públicos nos Estados Unidos.

Até o momento, o governo brasileiro não recebeu comunicação oficial sobre a possível suspensão, mas que autoridades brasileiras estão em contato com o Departamento de Estado dos EUA para obter esclarecimentos sobre os termos e o alcance da decisão.

Não há, até agora, confirmação oficial sobre a implementação da medida nem detalhes sobre exceções ou prazos.

Fonte: Uol