O Fies tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. (Foto: Divulgação)
O Fies tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. (Foto: Divulgação)

Estudantes pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até esta sexta-feira (16), para realizar a complementação da inscrição referente ao primeiro semestre de 2026.  A etapa é obrigatória para candidatos que tiveram a finalização do cadastro adiada nos processos seletivos do primeiro ou do segundo semestre de 2025.

O procedimento deve ser feito no sistema Fies Seleção, com login por CPF e senha vinculados à conta gov.br. Após completar o cadastro, o estudante precisa apresentar e validar a documentação exigida junto à instituição de ensino superior para a qual foi selecionado.

A validação pode ocorrer de forma presencial ou digital e deve ser realizada na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição, dentro do prazo máximo de cinco dias úteis. 

Concluída essa fase, os dados ainda precisam ser confirmados por um agente financeiro, responsável pela formalização do contrato, em até dez dias após o terceiro dia útil da validação acadêmica.

As regras, os prazos e os procedimentos referentes à complementação das inscrições estão previstos em edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 8 de janeiro.

O Fies tem o  objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior privado para estudantes de graduação em instituições que aderiram ao programa e possuem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para concorrer ao financiamento, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) contam com reserva de 50% das vagas por meio do Fies Social, modalidade que possibilita o financiamento integral dos encargos educacionais.