
O calendário bancário de 2026 terá 13 feriados nacionais sem expediente presencial nas agências em todo o país. Em uma dessas datas, o feriado ocorre em um domingo, dia em que tradicionalmente não há atendimento ao público. Além disso, dois dias ao longo do ano terão funcionamento diferenciado.
As regras seguem a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que estabelece que sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para a realização de operações bancárias. O primeiro feriado do ano foi em 1º de janeiro, data da Confraternização Universal.
Atendimento em horário especial
Além dos feriados, as agências bancárias terão expediente diferenciado em duas datas. Na Quarta-Feira de Cinzas, em 18 de fevereiro, o atendimento ao público começa a partir das 12h, no horário local, com encerramento no horário habitual de cada agência.
Nos municípios onde o fechamento ocorre antes das 15h, o funcionamento será ajustado para assegurar, no mínimo, três horas de atendimento presencial.
Já em 31 de dezembro, apesar de não ser feriado, não haverá atendimento ao público por se tratar do último dia útil do ano. Nessa data, ficam autorizadas apenas operações internas entre instituições financeiras e serviços de compensação.
Segundo o diretor de Inovação, Produtos e Segurança da Febraban, Ivo Mósca, o uso de aplicativos de celular dos bancos e internet são as mais práticas e seguras alternativas aos clientes, pois oferecem quase todas as transações financeiras do sistema bancário com a comodidade de serem acessadas onde o cliente estiver.
“Para aqueles que têm alguma restrição ao uso dos canais digitais, ainda poderão utilizar os caixas eletrônicos nas áreas de autoatendimento nas agências, que permanecem abertos mesmo durante os feriados”, afirmou.
Feriados bancários nacionais em 2026
Durante o ano, as agências não abrirão ao público nas seguintes datas:
- 01 de janeiro (quinta-feira) – Confraternização Universal
- 16 de fevereiro (segunda-feira) – Carnaval
- 17 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval
- 03 de abril (sexta-feira) – Sexta-Feira da Paixão
- 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
- 01 de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho
- 04 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
- 07 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
- 12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
- 02 de novembro (segunda-feira) – Finados
- 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República
- 20 de novembro (sexta-feira) – Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal