Recepção do Hospital da Criança - Foto: PMBV
Recepção do Hospital da Criança - Foto: PMBV

Pela segunda vez a família de Luiz Guilherme Paz Oliveira, de 6 anos, procurou a reportagem para relatar a longa espera por consultas de retorno com especialistas no Hospital da Criança Santo Antônio. Diagnosticado com autismo, o paciente aguarda há mais de seis meses por atendimentos que deveriam ter ocorrido entre maio e julho de 2025.

Segundo relatos da mãe da criança, o cronograma de acompanhamento médico está muito atrasado. Luís Guilherme deveria ter passado por consulta com o pediatra em maio, com o psiquiatra em junho e com o dermatologista em julho do ano passado. No entanto, até o momento, nenhum dos retornos aconteceu.

O caso de Luís Guilherme não é isolado e já foi exposto pela Folha de Boa Vista em fevereiro de 2025, juntamente com relatos de outras mães que dependem do atendimento no hospital infantil.

Na época, a Prefeitura de Boa Vista afirmou que estava estudando medidas para agilizar as filas e otimizar o atendimento no hospital. Entretanto, para esta família, a assistência permanece paralisada, comprometendo a continuidade do tratamento da criança.

O outro lado

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista que reconheceu que a criança está na fila de espera para a consulta com o psiquiatra e que as consultas com pediatra e dermatologista estão agendadas para fevereiro. Confira a nota completa:

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da direção do Hospital da Criança Santo Antônio, informa que o paciente Luís Guilherme Paz Oliveira, de fato, realizou todas as consultas com especialistas em março/2025 e no momento aguarda retorno na lista de espera apenas para o psiquiatra. A consulta com pediatra já está marcada para o dia 17 de fevereiro, às 15h45, e com dermatologista está agendada para o dia 2 de fevereiro, às 16h45.

A unidade se coloca à disposição da família para renovar a receita até que a data da consulta com o psiquiatra seja confirmada. A mãe pode comparecer no Serviço de Atendimento Médico e Estatística (SAME), na segunda-feira, 19/01, para trocar a receita e retirar o medicamento necessário para o tratamento do paciente.