
A Prefeitura de Boa Vista entregou, nesta quinta-feira (8), a primeira etapa da revitalização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio. A unidade, que possui 21 leitos no total, foi reestruturada e dividida em duas áreas técnicas para garantir a continuidade dos atendimentos durante as obras.
Os leitos foram estruturados da seguinte forma nesta fase de reforma:
- UTI 2 (Entregue): 11 leitos totalmente revitalizados e tecnológicos;
- UTI 1 (Próxima fase): 10 leitos que passarão pelo mesmo processo de modernização.
Nesta fase, foi entregue a ‘UTI 2’, com os 11 leitos equipados com ventiladores mecânicos modernos, monitores multiparâmetros e bombas de infusão.
Inovação no monitoramento
Pela primeira vez em Roraima, uma UTI hospitalar conta com uma tela central que exibe simultaneamente sinais vitais críticos de todos os pacientes, como frequência cardíaca e oxigenação; pressão arterial e respiração; e temperatura corporal.

Segundo a diretora do hospital, Laudineia Barros, esta tecnologia é inédita no estado de Roraima e permite ampliar a vigilância e reduzir o tempo de internação, minimizando os riscos.
O vice-prefeito Marcelo Zeitoune destacou a importância estratégica da unidade, lembrando que o HCSA é o único hospital infantil em um raio de 800 km. “A medicina está cada vez mais tecnológica, o que beneficia os pacientes. Devemos seguir essa modernização para garantir melhores condições às equipes e segurança às crianças”, afirmou.
Próximas etapas
A revitalização do HCSA já passou pelo setor administrativo e blocos Arara e Tamanduá. O cronograma seguirá agora para a UTI 1, Emergência e blocos Iguana e Onça-Pintada.