O episódio foi gravado e divulgado nas redes sociais pela própria mãe. Foto: reprodução/vídeo
O episódio foi gravado e divulgado nas redes sociais pela própria mãe. Foto: reprodução/vídeo

Uma discussão entre a mãe de uma criança e a equipe médica provocou confusão no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, na última sexta-feira (2). O episódio foi gravado e divulgado nas redes sociais pela própria mãe.

Segundo informações apuradas, a situação começou após a criança não ser classificada como caso urgente durante a triagem. Inconformada com a avaliação, a mãe passou a questionar a restrição de acesso a uma sala de atendimento, o que deu início ao tumulto.

Nos vídeos e áudios divulgados, a mulher insiste em entrar no local onde a filha estaria sendo atendida. “Minha filha tá ali dentro”, repete em diversos momentos. Em outro trecho, ela reage à tentativa de contenção por uma guarda municipal: “Tira a mão de mim”, diz, enquanto afirma ter sido autorizada a entrar na sala.

Na legenda da publicação, a mãe criticou duramente o atendimento prestado pela unidade. “Estou com a minha filha vomitando desde as 11 da manhã até agora, 5 da tarde. Fui tirar satisfação e acharam ruim”, escreveu. Ela também acusou a guarda civil municipal de agressão, ao afirmar que estaria “metendo choque pelas minhas costas”, e disse que iria procurar a delegacia para registrar ocorrência.

Vídeo foi publicado pela mãe da criança. Imagens: reprodução

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CRM-RR emite nota

Nesse sábado (3), após a confusão, o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) divulgou nota de repúdio ao episódio ocorrido no Hospital da Criança Santo Antônio. No texto, a entidade afirma que “repudia veementemente qualquer forma de violência contra médicos no exercício da profissão”.

Segundo o Conselho, a médica foi vítima de agressões durante o atendimento. “A violência contra o médico representa um ataque não apenas ao profissional, mas a todo o sistema de saúde”, diz outro trecho da nota. O CRM-RR informou ainda que está acompanhando o caso.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Boa Vista foi procurada pela reportagem para mais detalhes e manifestação sobre o ocorrido nas dependências do Hospital da Criança. Por meio de nota, a direção da unidade informou que a criança foi atendida e teve alta no mesmo dia.

O hospital ainda se solidarizou com a equipe médica e que está acompanhando os profissionais. Leia a nota na íntegra:

NOTA

O Hospital da Criança Santo Antônio informa que a criança foi atendida e acolhida por equipe multiprofissional e, por apresentar quadro de saúde de grau leve, teve o atendimento e alta hospitalar no mesmo dia. Sobre os ânimos exaltados da mãe, a situação foi controlada com apoio da Guarda Civil Municipal, garantindo a segurança de todos no local.

Importante salientar que a Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com os profissionais da unidade que foram agredidos durante o ocorrido e informa que está promovendo o acompanhamento necessário. Ressalta ainda que se tratam de profissionais dedicados, que estavam em pleno exercício de suas funções e atuando na promoção da saúde.

A gestão permanece priorizando o bem-estar das crianças, seus familiares e dos profissionais da unidade.