Presidente da CBF participa do lançamento do Campeonato Roraimense 2026

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, participou na tarde de segunda-feira (22) da cerimônia de lançamento do Campeonato Roraimense de 2026, realizada na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF). Durante o evento, a entidade apresentou o formato de disputa da competição e confirmou a criação da Série B do estadual.

Antes de assumir a presidência da CBF, Samir Xaud atuou como gestor de futebol da FRF e esteve diretamente envolvido no processo de modernização do campeonato roraimense nos últimos anos. De volta ao estado, o dirigente falou sobre sua atuação à frente da entidade máxima do futebol brasileiro e destacou as mudanças implementadas em nível nacional.

“Com todas essas mudanças que fizemos no futebol brasileiro, mudanças estruturais que há anos não se tinha à frente da CBF, essas reformações, como a implementação do fair play financeiro e a mudança do calendário, tudo foi pensado para a melhora do nosso futebol”, afirmou.

Samir Xaud durante entrevista coletiva na sede da FRF. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Entre as principais transformações no cenário nacional, Samir ressaltou a reformulação do calendário do futebol brasileiro, a introdução do fair play financeiro e o fortalecimento do futebol feminino.

“Eu sabia as necessidades dos clubes de Série D e C, as dificuldades. Isso foi muito importante porque eu levei comigo para lá. Essa reformulação foi muito positiva para a base da pirâmide do futebol brasileiro. A gente fomenta ainda mais o futebol raiz, o futebol de base e o futebol feminino, que hoje é visto com outros olhos”, completou.

O presidente da CBF também avaliou como positivas as mudanças promovidas pela FRF para a temporada de 2026, especialmente a criação da segunda divisão do Campeonato Roraimense.

Para Samir Xaud, o Campeonato Roraimense 2026 tem potencial para ser um dos mais disputados dos últimos anos, o que pode refletir diretamente no desempenho dos clubes do estado em competições nacionais.

“O progresso já vem acontecendo há algum tempo. O que a gente espera é sempre deixar um campeonato mais disputado e mais justo, onde os clubes se comprometam com ele. Acredito que essas mudanças são positivas, é um caminho sem volta, e o que a gente quer é melhorar cada vez mais o nosso campeonato”, concluiu o dirigente.