
(Procurador de Justiça)
Antiga Rua CJ-9, no Bairro Jóquei Clube.

O Dr. Mauro Campello nasceu no dia 12/07/1931 na cidade de Anadia, interior do Estado de Alagoas. E, em 1949 foi para o Rio de Janeiro onde se formou na Faculdade Nacional de Direito, no ano de 1954, passando a atuar como advogado.
Em 1955 foi nomeado Defensor Público junto à 2ª Vara de Família no Rio de Janeiro, época em que conheceu a sua futura esposa, a advogada Christina Thereza Alves do Nascimento, com a qual casou em janeiro de 1962 e, em abril de 1964 teve o filho Mauro José do Nascimento Campello – ex-desembargador Mauro Campello e atualmente Professor do Curso de Direito, na Universidade Federal de Roraima-UFRR.
O Dr. Mauro Campello (pai), atuou por mais de 20 anos como Promotor de Justiça no Tribunal de Júri do Distrito Federal. E, no período de 1975 a 1979 foi Curador de Justiça, no Juizado de Menores do Rio de Janeiro.
Em 1980 o Dr. Mauro Campello foi transferido para a 19ª Promotoria Criminal do Ministério Público, e em 1982 foi elevado ao cargo de Procurador de Justiça na 7ª Câmara do Tribunal de Alçada Cível, onde atuou até 1987, quando foi designado para 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Em 1994 recebeu o Colar do Mérito, a mais alta comenda do Ministério Público.

O Procurador de Justiça Dr. Mauro Campello foi um dos fundadores da Caixa de Assistência do Ministério Público. Aposentou-se em 03/08/1998, após 43 anos de efetivo serviço prestado ao Ministério Público e sem qualquer punição disciplinar.
O seu filho, Mauro José do Nascimento Campello (casado com a advogada Alessandra Sasso) foi Promotor de Justiça do Ministério Público de Rondônia (1988/1991).
Em 1992, após aprovação em concurso público para o cargo de Juiz, veio para Boa Vista/Roraima, onde foi juiz titular da Vara da Infância e da Adolescência. Atualmente é acadêmico do Curso de Bacharelado em História e Mestrando em Sociedade e Fronteiras pela UFRR, também é Professor de Direito da Criança e do Adolescente e Direito Civil na UFRR. Foi o responsável pela implantação do Centro Sócio Educativo –CSE.

O pai, o Procurador de Justiça Mauro Campello, para ficar mais próximo do filho, veio com a esposa, a advogada Christina, para Boa Vista. E, aqui foi orientador jurídico para muitos advogados e sempre era ouvido por juízes. Adorava Roraima, aqui tinha residência, e participava intensamente dos eventos da sociedade boa-vistense. Faleceu no dia 29 de maio de 2011, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral.
A Câmara Municipal de Boa Vista, por iniciativa do vereador Manoel Neves de Macedo/PRB, aprovou a Lei nº 1.477, de 20/12/12, publicada no Diário Oficial nº 3341, de 02/01/2013, redenominando a antiga Rua CJ-9, no Bairro Jóquei Clube – interligando à Vila Olímpica – com o nome de: Rua Mauro Campello.
