Entrada de Alto Alegre (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Entrada de Alto Alegre (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Servidores do município de Alto Alegre denunciaram à Folha BV, nesta segunda-feira (22), a falta de pagamento do 13º salário. De acordo com os relatos, os profissionais mais prejudicados são os que atuam nas secretarias de Educação e de Assistência Social.

Segundo os denunciantes, além dos servidores efetivos, professores seletivados e comissionados também não receberam o pagamento. Relataram ainda que a gestão teria realizado uma seleção interna para definir quais profissionais receberiam o pagamento, beneficiando apenas uma parte dos servidores, enquanto os demais permanecem sem o repasse, gerando indignação entre os trabalhadores.

“É uma falta de respeito com todos nós trabalhadores, pois é um direito que temos e que eles não cumprem. O décimo terceiro é uma grande ajuda para todos ainda mais neste final de ano. Gostaríamos de obter uma resposta, pois fizeram tipo uma seleção, pagaram alguns e outros não. Nós da secretaria de educação e de assistência social, não recebemos”, contou a servidora que preferiu não se identificar.

Também informaram que ao procurarem o setor de Recursos Humanos (RH) das secretarias, foram comunicados que o benefício não seria pago, sem devidas justificativas.

“O RH da educação informou que não haverá pagamento de décimo terceiro pra nós. A gente conta com esse direito e na hora somos avisados que não receberemos. É um desrespeito grande com quem trabalha e se dedica o ano inteiro e na hora somos agradecidos assim, sem décimo. O próprio prefeito não está nem aí”, disse.

Contando com o pagamento do 13º salário, benefício garantido por lei, os servidores cobram um posicionamento da Prefeitura de Alto Alegre sobre a situação e solicitam esclarecimentos quanto aos critérios adotados pela gestão municipal.

O outro lado

A Prefeitura de Alto Alegre informou que pagou o 13º salário de todos os servidores municipais, e que apenas os servidores públicos contratados em caráter temporário, cuja contratação não há previsão contratual que assegure tais benefícios, receberão seus vencimentos a que tem direito dia 29 de dezembro data em que será pago o salário do mês de dezembro de todos os servidores.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Alto Alegre vem a público esclarecer os pontos abordados em nota publicada pelo jornal A Folha de Boa Vista, prestando à população e aos servidores municipais as seguintes informações:
O pagamento da segunda parcela do 13º salário de todos os servidores municipais foi devidamente efetuado no dia 19 de dezembro de 2025, sendo compensado no dia 20 de dezembro de 2025, com o crédito devidamente realizado nas contas dos servidores, não havendo qualquer pendência relacionada a essa obrigação por parte da Administração Municipal.
Apenas os servidores públicos contratados em caráter temporário, cuja contratação não há previsão contratual que assegure tais benefícios, receberão seus vencimentos a que tem direito dia 29 de dezembro data em que será pago o salário do mês de dezembro de todos os servidores.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com a garantia dos direitos dos servidores municipais, priorizando o pagamento pontual dos salários e o cumprimento de todos os demais direitos assegurados em lei, pautando sua atuação pela responsabilidade, legalidade e transparência na administração pública.
A Prefeitura Municipal de Alto Alegre permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos na adicionais.

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