
A indústria de suplementos vem se democratizando com o passar do tempo, em um cenário em que os produtos não são apenas do nicho de atletas, mas expande para focar em saúde e nutrição personalizada para atender a todas as necessidades. Assim, há a busca por suplementação que atenda ao público vegano e com intolerâncias alimentares.
A expansão do perfil consumidor de suplementos
Com a mudança dos consumidores, as empresas de suplementos buscam atender o público geral de forma inclusiva. Para isso, o mercado inova com vários produtos e formatos, como pó, barras e gummies. Na atualidade, há mais formas de consumir proteínas mesmo com restrições alimentares.
O que impacta a expansão do perfil consumidor é a conscientização sobre saúde, bem-estar animal e sustentabilidade. Buscando dietas mais limpas, suplementos plant-based deixam de ser raros. Ter uma alternativa de proteínas com boa digestibilidade e sem alérgenos é um passo em direção a uma alimentação natural e inclusiva.
O impacto das dietas plant-based na indústria
As dietas plant-based, como veganas e vegetarianas, crescem no Brasil. Segundo a Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC), 46% das pessoas com mais de 35 anos optaram por não consumir carne ao menos uma vez por semana. Dessa forma, esse estilo de alimentação se torna uma das maiores tendências no mercado e nos hábitos de consumo.
Dessa forma, há a demanda por suplementos para consumidores veganos e vegetarianos, tanto para ganho de massa quanto para complementar lacunas nutricionais. As linhas de suplementação passam a investir em opções com ingredientes de origem vegetal para expandir o seu alcance no público.
Inovação e alternativas para dietas restritivas
A indústria de suplementação inova com proteínas vegetais de alta qualidade e com um bom teor proteico por porção. Uma pessoa com intolerância à lactose, por exemplo, não pode consumir a proteína isolada do soro do leite, mas atualmente existem proteínas isoladas extraídas de ervilha, arroz, soja e outros ingredientes que se igualam ao perfil nutricional do tradicional.
A crescente busca por dietas à base de plantas (plant-based) impulsionou a indústria a desenvolver novas formulações, e alternativas como o whey protein de soja (proteína isolada de soja) ganham espaço como opção para veganos e intolerantes à lactose que buscam suporte nutricional.
Perspectivas futuras da indústria
A evolução do mercado de suplementos rumo à diversificação do público sinaliza um futuro consciente e inovador, com formulações personalizadas e saudáveis para todos. Com o crescimento contínuo de dietas que restringem alguns componentes, as marcas conseguirão capturar mais qualidade nutricional para além da performance tradicional.