
O defensor-geral, Oleno Matos, fez um balanço das ações da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) durante o ano de 2025, durante O Agenda da Semana desse domingo (21). O programa foi apresentado por Cida Lacerda.
Oleno apontou os avanços em atendimentos jurídicos realizados pela instituição nos últimos meses e a expansão para os municípios do interior. Entre os projetos destacados pelo defensor estão: a carreta dos direitos, o projeto “Enfim, casados!” e entre outros.
Segundo ele, as iniciativas deram uma visibilidade maior aos serviços oferecidos pela instituição em Roraima. Entre os planos para 2026 está a implantação de sedes físicas para os cinco municípios que ainda não possuem uma unidade.
“Nossa missão mudou. Hoje somos um garantidor de direitos coletivos. Atendemos desde a demanda individual até grandes questões de saúde, educação e moradia”, destacou o defensor durante entrevista à Rádio Folha FM.
Atendimentos no interior de Roraima
Atualmente, cidades como Baliza, Uiramutã, Amajari, Normandia e Caroebe ainda aguardam por sedes físicas estruturadas. A expansão visa descentralizar o atendimento, evitando que o cidadão precise percorrer centenas de quilômetros até a capital ou cidades vizinhas para resolver questões básicas como divórcios, pedidos de pensão alimentícia ou acesso a medicamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como ter acesso aos serviços da DPE-RR
Procure a sede da DPE no seu município ou a sede central em Boa Vista (Rua Sebastião Diniz, Centro) e tenha em mãos RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Podem ser atendidos aqueles que não possuem condições financeiras de pagar um advogado ou pessoas em situação de vulnerabilidade (como vítimas de violência doméstica), independentemente da renda imediata.