Na manhã de ontem, equipes de servidores da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) iniciaram uma ação de conscientização em todas as fronteiras do Estado. Até o dia 30 de Abril, os condutores serão orientados sobre a importância da vacinação do rebanho bovino e bubalino.   

A ação está sendo realizada nos municípios de Bonfim, Pacaraima, Rorainópolis e nas saídas da cidade de Boa Vista.

“Estamos entregando panfletos e orientando os condutores. Vamos estar presentes em todas as barreiras de forma incisiva no sentido de alcançar a meta de vacinação”, informou o diretor de Defesa e Inspeção Animal da agência, Vicente Barreto, destacando que a intenção é imunizar todo o rebanho do estado, composto por 750 mil animais.

Após a vacinação, o criador tem 15 dias para fazer a notificação na UDA (Unidade de Defesa Animal), da Aderr, mais próxima da propriedade dele.

Quem não vacinar o rebanho ficará impedido de retirar a GTA (Guia de Transporte Animal) e não poderá movimentar ou comercializar as criações. Ficará sujeito a multa de R$ 1.070,00 mais R$ 70,00 para cada cabeça de gado não vacinada.

Terminada a primeira etapa de vacinação e passados os 15 dias de prazo para notificação, técnicos da Aderr passarão a fazer a busca ativa daqueles que não vacinaram ou daqueles que vacinaram, mas não notificaram.

As vacinas já estão disponíveis nas casas agropecuárias e todos os criadores são obrigados a vacinar.

Fonte: Secom