O Programa Centelha tem o objetivo de buscar ideias e contribuir nos produtos, processos ou serviços inovadores que desenvolvem a economia roraimense.  (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O Programa Centelha tem o objetivo de buscar ideias e contribuir nos produtos, processos ou serviços inovadores que desenvolvem a economia roraimense. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A terceira edição do Programa Centelha Roraima teve o prazo de inscrições prorrogado até 6 de janeiro de 2026. A prorrogação abre mais tempo para que empreendedores do estado submetam projetos e transformem ideias inovadoras em negócios de base tecnológica.

O processo é totalmente on-line, pelo site da Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), onde também está disponível o edital.

Criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centelha reúne parceria com Finep, CNPq, Confap e Fundação CERTI. Em Roraima, o programa é executado pela Faperr com coexecução do Sebrae/RR.

“O programa vem para fomentar ideias inovadoras. Se você tem uma ideia e precisa de fomento para tirar do papel, não perca tempo: prorrogamos as inscrições até janeiro para transformar sua ideia em negócio. Venha fazer parte do Centelha 3, iniciativa que vai auxiliar na construção e no desenvolvimento tecnológico do nosso estado”, afirmou o diretor técnico da fundação, Wender Silva

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Etapas do programa

Na primeira fase, os candidatos apresentam a ideia de negócio e a composição da equipe, que será avaliada quanto ao grau de inovação, potencial de mercado e impacto regional.

Os selecionados avançam para a segunda etapa, dedicada ao desenvolvimento do projeto completo, com planejamento técnico, orçamento e capacitações oferecidas pelo programa. Mentorias também acompanham todo o processo.

Ao final, até 20 propostas serão contempladas com R$ 80 mil em subvenção econômica, além de benefícios de instituições parceiras. As equipes recebem ainda acompanhamento técnico por 12 meses, para apoiar a consolidação das startups no mercado.