A expectativa é que o serviço reduza viagens, agilize diagnósticos e facilite o início do tratamento de doenças gastrointestinais. (Foto: Divulgação)
A expectativa é que o serviço reduza viagens, agilize diagnósticos e facilite o início do tratamento de doenças gastrointestinais. (Foto: Divulgação)

Pacientes do sul de Roraima passam a ter acesso, pela primeira vez, a endoscopia e colonoscopia pelo SUS sem a necessidade de deslocamento para Boa Vista. O Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto recebeu o primeiro equipamento completo para a realização desses exames, que devem ampliar o atendimento especializado na região. A informação foi divulgada neste domingo (7).

A chegada do aparelho possibilita a oferta de procedimentos antes disponíveis apenas na capital e integra o processo de regionalização dos serviços de saúde. A expectativa é que o serviço reduza viagens, agilize diagnósticos e facilite o início do tratamento de doenças gastrointestinais.

O equipamento foi adquirido com recursos destinados pelo deputado estadual Claudio Cirurgião. Ele afirmou que a iniciativa busca avançar na estruturação da rede pública no interior, permitindo que exames de média complexidade sejam realizados mais próximos da população.

Ainda segundo o deputado, com a nova estrutura, o Hospital Regional Sul inicia uma fase com maior capacidade técnica para atender demandas gastrointestinais. A previsão é de que a oferta regular dos procedimentos contribua para ampliar o acesso e melhorar a assistência prestada no interior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE