
Mais de 150 indígenas Ingaricó participam, pela primeira vez, de um campeonato regional de futebol de campo, iniciado nessa sexta-feira (5), na comunidade Serra do Sol, no Município de Uiramutã, Norte de Roraima.
A competição reúne seis equipes masculinas e quatro femininas, e segue até o domingo (7). Em seguida, os times vencedores avançam para a disputa regional na sede do município.
O torneio marca a primeira vez que atletas das comunidades Ingaricó competem fora do circuito local. Assim, jogadores e jogadoras da Serra do Sol ganham visibilidade e ampliam espaços de participação no esporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A abertura foi no malocão da comunidade e reuniu moradores de diversas localidades e autoridades como o prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benísio (Rede), secretários municipais, tuxauas e lideranças indígenas. Mais de 500 pessoas acompanharam o início das partidas.

A Serra do Sol fica a 72 quilômetros da sede de Uiramutã, em uma área de difícil acesso, cercada por serras e rios. A região abriga 13 comunidades Ingaricó, com população estimada em mais de 2,7 mil indígenas.
Para os moradores, o campeonato representa uma oportunidade inédita de integração, fortalecimento cultural e estímulo ao esporte dentro do território.





