
A Comissão de Tomada de Contas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou nove contas anuais relativas às gestões de quatro ex-governadores e do atual Antonio Denarium (Progressistas). Os pareceres favoráveis convergem com o Tribunal de Contas (TCE-RR).
Foram aprovadas as contas dos governos:
- Flamarion Portela (2004);
- Ottomar Pinto (2004, 2005 e 2007);
- Anchieta Júnior (2009, 2010, 2011 e 2012); e
- Antonio Denarium (2020 e 2023).
Estavam na reunião os deputados Renato Silva (Podemos), presidente do colegiado, Neto Loureiro (PMB), Jorge Everton (União Brasil) e Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da ALE-RR e vice-presidente da comissão, único a participar por videoconferência.
Silva esclareceu que, embora a Assembleia Legislativa possa julgar e aprovar os relatórios de forma independente, os parlamentares optam por receber o parecer do TCE-RR e alinhar as decisões.
“Para fundamentar mais a nossa votação, nós sempre aguardamos o parecer prévio do Tribunal de Contas. O órgão manda o parecer técnico deles, nós fazemos o nosso e somamos as informações para definir o resultado”, informou.
O deputado também pontuou que, conforme o TCE-RR apresente os relatórios dos demais anos, a comissão se reunirá para votar os pareceres. Ainda faltam ser apresentados os relatórios dos governos de Chico Rodrigues, Neudo Campos e Suely Campos.