
O comércio de Roraima deve movimentar cerca de R$ 152,5 milhões neste Natal de 2025, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com o economista Fábio Martinez, assessor econômico da Fecomércio/RR, o valor projetado está próximo do registrado no ano passado, mas indica uma retração de 0,4%, o que representa aproximadamente R$ 500 mil a menos nas vendas do período.
“Mesmo assim, caso a projeção se confirme, este Natal será com o segundo maior faturamento da série histórica iniciada no ano de 2007“, afirma Martinez.
Setores em destaque
Três setores devem concentrar a maior parte da movimentação financeira neste Natal:
- Hiper e supermercados, representando 43,3% do total;
- Vestuário, calçados e acessórios, com participação de 31,4%;
- Utilidades domésticas e eletroeletrônicos, responsáveis por 12,0% do volume das vendas.
O assessor econômico destacou que o desempenho do varejo no acumulado do ano tem sido mais tímido, com queda de 2,1%. “Essa retração decorre, sobretudo, das baixas registradas nos últimos meses, que acabaram frustrando as expectativas em datas comemorativas recentes”, explica.
Em contraponto à leve retração nas vendas, o mercado de trabalho em Roraima apresenta um cenário mais favorável. A expectativa é da criação de aproximadamente 270 vagas temporárias, número 3,2% superior ao registrado em 2024. Esse crescimento reflete a maior disposição dos empresários em ampliar seus quadros de funcionários.
De acordo com a pesquisa do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio em Roraima, realizada em outubro, 73,6% dos entrevistados declararam intenção de contratar, contra 64,4% no mesmo período do ano anterior.