Homens precisam ter atenção e ir ao médico (Foto: Raisa Carvalho)
Homens precisam ter atenção e ir ao médico (Foto: Raisa Carvalho)

Homens representam mais de 70% dos casos de HIV e Aids em Roraima, segundo dados atualizados da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), da Secretaria de Saúde (Sesau). O painel de monitoramento mostra que, somente em 2025, 128 dos 179 diagnósticos de HIV foram em homens, o equivalente a 72%. Entre os casos de Aids, o cenário é semelhante: 79 dos 112 registros confirmados no ano também são do sexo masculino, o que corresponde a 70% do total.

A maior concentração de diagnósticos se mantém na população adulta. Entre as pessoas com o vírus HIV, 82 casos estão na faixa etária de 30 a 49 anos. Já entre aqueles que desenvolveram a doença, 90 notificações se concentram entre 20 e 49 anos, reforçando que a transmissão continua mais intensa entre adultos jovens.

Apesar disso, os registros de Aids apresentam queda em relação ao ano anterior. Até novembro, foram 112 casos, frente aos 146 contabilizados em 2024.

O levantamento aponta ainda um dado na série infantil. Em 2025, foram registrados 74 casos entre crianças e adolescentes até 19 anos, sendo 21 de HIV e 48 de Aids. A maioria é do sexo feminino: 41 meninas, contra 33 meninos, o que acende alerta para o acompanhamento pré-natal, diagnóstico precoce e fluxos de tratamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Diagnóstico acessível

Diante deste Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids, Sumaia Dias, técnica do Núcleo de IST/AIDS/HIV da CGVS, destaca que o enfrentamento da doença também passa pelo combate ao estigma.

“Não é só um dia para ser lembrado, é um dia para ser intensificado, não só com ações, mas principalmente no que diz respeito à quebra do estigma, à quebra do preconceito para as pessoas que vivem com HIV e também às pessoas que estão próximas dessas pessoas. Então o nosso trabalho é bem voltado para essa pauta também da discriminação, do preconceito”, afirmou.

Além disso, os números mostram que o estado precisa ampliar ações de prevenção e acesso ao diagnóstico. Por isso, durante todo o mês, a CGVS manterá agenda voltada a ampliar o acesso à prevenção combinada com testagem rápida, entrega de preservativos, gel lubrificante, autotestes de HIV e orientações individualizadas.

Durante todo o mês, a CGVS manterá agenda voltada a ampliar o acesso à prevenção combinada com testagem rápida. Foto: Ascom/Sesau

As ações também alcançarão pontos estratégicos da cidade, com foco nas populações mais vulnerabilizadas. “O objetivo maior é fazer com que as pessoas tenham acesso facilitado às ações que oferecemos no SUS. Fazemos essas ações em dias e horários alternativos, para que as pessoas realmente possam ter esse acesso à testagem, principalmente, do HIV”, completou Sumaia.

Programação das atividades

10/12 — Testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites B e C e distribuição de insumos
Local: Hospital do Amor (Via das Flores, 1557 – Pricumã)
Horário: 8h às 12h
Público: Servidores e população em geral

17/12 — Testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites B e C e prevenção às ISTs
Local: Pronto Atendimento Cosme e Silva (Rua Delman Veras, s/n – Pintolândia)
Horário: 16h
Público: Servidores e população em geral