Flamengo conquistou o quarto título da Copa Libertadores. (Foto: Adriano Fontes)
Flamengo conquistou o quarto título da Copa Libertadores. (Foto: Adriano Fontes)

O Flamengo conheceu o seu primeiro adversário na Copa Intercontinental da Fifa. O Rubro-Negro estreia no dia 10 de dezembro, às 14h (de Brasília), diante do Cruz Azul, do México, atual campeão da Liga dos Campeões da Concacaf. O confronto vale vaga na semifinal do torneio.

O time mexicano chega embalado para a competição. O Cruz Azul conquistou pela sétima vez a Concachampions ao golear o Vancouver Whitecaps por 5 a 0 na final. Com o título, igualou-se ao América-MEX como maior vencedor do principal torneio de clubes da América do Norte e Central.

Cruz Azul goleou o Vancouver Whitecaps e conquistou a Champions da Concacaf. (Foto: Hector Vivas/Getty Images)

O duelo entre brasileiros e mexicanos, chamado ‘Dérbi das Américas’ voltou ao calendário do mundial com o novo formato da Copa Intercontinental. Na edição passada, o Botafogo representou o Brasil, mas foi superado pelo Pachuca por 3 a 0, apenas três dias após conquistar o Brasileirão de 2024.

Neste ano, o Flamengo também terá pouco tempo de preparação, já que entra em campo três dias depois do encerramento do Campeonato Brasileiro, em 7 de dezembro.

Quem avançar do confronto entre Flamengo e Cruz Azul enfrenta o Pyramids, do Egito, na semifinal. O clube egípcio eliminou o Auckland City e o Al Ahli nas fases iniciais da competição.

O vencedor do duelo garante vaga na grande final contra o Paris Saint-Germain (PSG), já classificado como campeão da Champions League. A decisão da Copa Intercontinental da Fifa está marcada para o dia 17 de dezembro.