
A 2ª Mostra Picuá de Cinema e Literatura realiza nesta sexta-feira (05/12), às 19h30, o lançamento oficial de seu e-book, consolidando mais um capítulo da cena cultural roraimense. O evento acontece na Casa Cruviana (Travessa Cerejo Cruz, nº 63 – Centro) e é aberto ao público.
O e-book reúne prosas e poesias contemporâneas selecionadas durante a edição deste ano, realizada em abril, na Serra do Tepequém, compondo um registro significativo da produção literária de Roraima. São 10 poemas e 10 contos inéditos, finalistas da Mostra, além das sinopses dos 17 filmes selecionados que concorreram ao troféu Picuá. A publicação reforça a continuidade de um projeto que valoriza artistas locais e amplia o alcance da literatura e do cinema produzidos no estado.
“Trazer a Mostra Picuá para Boa Vista é uma forma de estender essa mostra tão exitosa, realizada na maravilhosa região do Tepequém, para a capital do nosso estado, onde está concentrada a maior parte dos artistas que inscreveram seus textos em prosa e poesia, os intérpretes e os produtores do cinema local. Muitos puderam estar presentes, mas nem todos. Então, este evento é também uma forma de aproximar o público da cena cultural que se conecta com a Mostra. É uma oportunidade de reviver um pouco da energia da Mostra Picuá”, destaca Thiago Briglia, idealizador do evento.
A programação especial da noite inclui a exibição de três filmes que integraram a Mostra: Morto Não (São Paulo/2025), vencedor de Melhor Filme pelo júri especializado; A Bici de Ramon (Roraima/2024), eleito Melhor Filme pelo voto popular; e Isso é Frescura? (Roraima/2024).
Além disso, haverá declamação de textos literários, microfone aberto para performances e a presença marcante do músico Neuber Uchôa e banda, que encerram a noite com apresentação musical.
A atividade celebra a confluência entre cinema, literatura e música, reafirmando a Mostra Picuá como um espaço de criação, difusão e fortalecimento da cultura amazônica. O evento é realizado pela Makunaima Soluções em Turismo, em parceria com a Escola de Cinema e Comunicação da Amazônia (ECCA) e a Platô Filmes, com apoio do Sesc-RR, por meio da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.