
Moradores da Rua Leão, no bairro Cidade Satélite, em Boa Vista, vivem uma situação insustentável de saúde pública com o extravasamento constante de esgoto. Segundo relatos, o problema é crônico e se arrasta há pelo menos 10 anos, desde a inauguração de um conjunto de apartamentos vizinho. Embora a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), realize desentupimentos, o esgoto retorna em poucos dias, deixando a via coberta por água poluente e mau cheiro.
A situação é mais crítica em frente à casa de Maria Rita, que reside no local há dois anos. Ela relata que o mau cheiro se torna insuportável ao meio-dia e no final da tarde, quando os vizinhos retornam para casa.
“A gente já fez várias denúncias, várias denúncias, não fazem nada, não tem autoridade competente para vir fazer isso aqui, não é de hoje… A contaminação, as crianças, quando é meio dia, isso fica insuportável“, desabafou Maria Rita.
O acúmulo de esgoto é tão intenso que afeta a qualidade de vida dentro das residências. Um vizinho, que preferiu não se identificar, relata que o cheiro forte invade sua casa.
“A janelinha do meu banheiro ali, quando a gente esquece ela aberta, a gente entra dentro de casa, a gente vai pra igreja às vezes de noite… é só ‘catinga’ de fossa dentro de casa, é insuportável. É terrível,” relatou o morador.

Solução temporária e ineficaz
Os moradores questionam a eficácia do serviço prestado pela terceirizada da CAER, que, segundo eles, apenas ameniza o problema, mas nunca o resolve de forma definitiva.
“O pessoal vem, para o caminhão aí, mexe aí, não faz uma coisa de responsabilidade, uma coisa bem feita. No dia seguinte… A mesma coisa. Volta de novo tudo,” contou Maria Rita.
O morador não identificado aponta que o problema é de sobrecarga, causado por falhas estruturais na rede de esgoto ligada aos apartamentos vizinhos.
“Isso é sobrecarga, né? É, e desde o começo já fez errado, porque desde quando inaugurou os apartamentos aqui isso ocorre. Eles têm que quebrar tudo e não fazem,” disse ele, estimando que a situação já dura 12 anos.
Os vizinhos afirmam que, apesar de reportagens e denúncias (alguns já chamaram mais de 15 vezes o serviço), a situação persiste, e a solução seria uma intervenção estrutural mais profunda.

Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
O outro lado
A reportagem procurou a CAER para questionar o extravasamento de esgoto. Em nota, a companhia informou a razão do problema:
NOTA
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que nesta terça-feira, 2, foi detectada uma pane no sistema hidráulico da bomba da Estação Elevatória de Tratamento de Esgoto, o que prejudicou o sistema de coleta que atende a o bairro Cidade Satélite.
Uma equipe já está realizando os reparos de modo emergencial para solucionar o problema e retomar o funcionamento do sistema.
A empresa agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a Companhia.