Bom dia,
DNIT
Após mais de um mês de gestão provisória, o Ministério dos Transportes oficializou a nomeação de Deusiana Ferreira Costa Gouveia como nova superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) em Roraima. O cargo era ocupado pelo policial rodoviário federal Igo Brasil, exonerado em 13 de outubro. Desde a saída de Igo, o comando do órgão vinha sendo exercido interinamente pelo servidor Fidel Campos. Anteriormente, Deusiana já atuou como secretária municipal de Obras de Boa Vista.
AVANÇANDO
Com a interferência direta do presidente da República da Guiana, Irfaan Ali, e do governo de Roraima avançaram as negociações para a entrada de caminhões guianenses até Boa Vista e de caminhões brasileiro até Georgetown. O acordo permite destravar o comércio entre o Brasil e a República Cooperativista da Guiana. Segundo fontes da Coluna, foi decisivo o apoio do empresário roraimense Yucatan Reis, de enorme prestígio naquele país vizinho. O secretário estadual de Atração de Investimento do governo de Roraima, Aluízio Nascimento -um dos articuladores locais-, andava feliz ontem, com o resultado alcançado até agora.
CORREÇÃO
Ontem, dissemos cá deste espaço que o governador de Roraima teria sido chamado a Brasília para uma conversa com o presidente da República na última segunda-feira (24.11). O teor da conversa teria sido o pedido de Lula da Silva (PT) para que Antônio Denárium (Progressistas) intercedesse junto aos três senadores de Roraima para votarem em Jorge Messias, o seu indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga de Luís Roberto Barroso. O conteúdo da nota é verdadeiro, mas o encontro entre Lula e Denárium ocorreu na verdade, ontem, segunda-feira (01.12).
PREVIDÊNCIA
A Prefeitura de Boa Vista autorizou uma nova movimentação financeira na carteira de investimentos do regime próprio de previdência dos servidores municipais. A decisão foi aprovada pelo Conselho Municipal de Previdência em reunião realizada em 18 de novembro e envolve pouco mais de R$ 10,5 milhões. O valor será redistribuído entre diferentes fundos. A maior parcela, de quase R$ 7,9 milhões, migra para um fundo de renda fixa atrelado ao IRF-M1, um índice de renda fixa muito usado no mercado financeiro brasileiro.
EXONERAÇÕES
O Diário Oficial do Município trouxe, na última semana, uma longa lista de exonerações e nomeações em gabinetes parlamentares, movimentando mais de 50 servidores de pelo menos 10 vereadores. Muitas das substituições foram retroativas, passando a valer desde o início de novembro.
PROCESSOS
A Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima publicou uma recomendação para acelerar o andamento dos processos nos Juizados Especiais, aqueles que cuidam de causas mais simples e rápidas. O documento pede que juízes e juízas organizem imediatamente o acervo, dando prioridade aos processos que já podem ser julgados. Também recomenda que, em até 30 dias, todos os casos prontos para análise sejam incluídos na pauta, seguindo a ordem de antiguidade e as prioridades legais.
SUSPENSÃO
A Justiça Eleitoral da 1ª Zona de Boa Vista determinou a suspensão do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) por causa da não prestação das contas referentes a 2024. A ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral aponta que o partido deixou de apresentar documentos obrigatórios dentro do prazo legal. Com a suspensão, o diretório municipal do PT fica impedido de realizar atos formais até a regularização das contas. O processo segue em tramitação.
CONTAS
Na próxima quinta-feira (4), a Comissão de Tomada de Contas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai analisar as contas do governo Antonio Denarium (PP) 2019, 2020 e 2023 e dos ex-governadores Ottomar Pinto, José de Anchieta e Flamarion Portela. O presidente da comissão, deputado Renato Silva (Podemos), disse que o intuito é limpar a pauta, que no início deste ano, contava com uma demanda reprimida de 11 mandatos exercidos por 7 governantes. Após votação em comissão, os textos seguem para Plenário.
PERDA
A Parabólica registra com pesar a morte de José Maria Meneses Filho, barelista histórico, e de uma família que já prestou enorme serviço a Roraima, inclusive na área do comércio de material de construção. Quem não lembra do histórico “Minhocão”? Zé Maria presidiu o Baré Esporte Clube e atualmente era o tesoureiro da agremiação. Muito querido e respeitado por onde passou deixa irmãos, filhos, netos e uma legião de muitos amigos. Gente do bem.
NEPOTISMO 1
Uma decisão da Justiça do Pará colocou novamente em voga as nomeações para Tribunais de Contas. A juíza Marisa Bellini anulou a escolha de Daniela Barbalho, primeira-dama paraense, para o cargo de conselheira do TCE, por suspeita de nepotismo cruzado, falhas no processo de escolha e falta de comprovação do notório saber exigido. A sentença também determinava, inclusive, a devolução dos salários já recebidos.
NEPOTISMO 2
Horas depois, o presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Roberto Moura, suspendeu os efeitos da decisão, mantendo Daniela no posto enquanto o caso segue para outras instâncias. Este está longe de ser um caso isolado. Nos últimos anos, primeiras-damas de vários estados como Amapá, Alagoas, Piauí e Ceará foram indicadas para vagas vitalícias nas cortes, inclusive Roraima.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.