Morre José Maria, ex-presidente que marcou a história do Baré nos anos 80

Morreu na madrugada desta segunda-feira (1º) o ex-presidente e atual tesoureiro do Baré, José Maria de Menezes Filho, aos 76 anos, vítima de infarto. O dirigente marcou época à frente do clube entre 1981 e 1984, período em que conduziu o Colorado à conquista do Copão da Amazônia, atual Copa Verde, considerado um dos principais títulos da história barelista.

Mesmo após deixar a presidência, José Maria manteve laços com o clube e seguia atuando na diretoria como tesoureiro.

Em entrevista à FolhaBV, o filho do ex-presidente, José Maria de Menezes Neto, relembrou a relação do pai com o esporte roraimense, especialmente com o Baré.

José Maria de Menezes Filho conta como era a relação do pai com o esporte. (Foto: Nilzete Franco – FolhaBV)

“Meu pai sempre foi muito apaixonado pelo esporte em geral. Independente da modalidade, ele estava assistindo. Ele foi convidado há anos para fazer parte da diretoria e era muito honrado em contribuir com a história do Baré”, disse.

Neto contou ainda que o maior sonho do pai era vê-lo vestindo a camisa do Colorado, algo que não aconteceu. Porém, o desejo se realizou com o neto, Cauã Felipe, de 15 anos, que defendeu o clube no Campeonato Roraimense Sub-15 deste ano.

“Ele me falou recentemente que realizou o sonho dele, vendo o meu filho atuando pelo Baré. Ficou realizado em ver o neto dele jogando pelo clube. Ele não frequentava mais o estádio devido a um AVC sofrido em 2022, mas acompanhava os jogos pelas transmissões do estadual.”

Cauã Felipe, neto de José Maria, realizou o sonho do avô ao atuar pelo Baré. (Foto: Nilzete Franco – FolhaBV)

Cauã também destacou como era a convivência com o avô. “Ele sempre me contou histórias do Baré. Eu me senti realizado em defender o clube que ele foi presidente e onde ganhou títulos”, afirmou o jovem.

Memórias em família

Rafael Monteiro, genro do ex-dirigente, e Gabriela Bezerra, nora de José Maria, comentam sobre a convivência com seu sogro. (Foto: Nilzete Franco – FolhaBV)

A convivência com José Maria deixou lembranças afetivas para a família. Gabriela Bezerra, nora do ex-dirigente, lembrou com carinho dos momentos ao lado do sogro.

“Ele me tinha como uma filha. Gostava muito de cozinhar, fazer bolos e nós sempre estávamos ali experimentando. Uma vez por semana, pelo menos, nos reuníamos para tomar um café e conversar”, relatou.

O genro Rafael Monteiro também destacou o carinho e a presença marcante do ex-presidente.

“A gente vai sentir muita falta dele. Era um vovozão para as netas e um paizão pra gente. Vai ficar a saudade.”

Homenagens do clube

Nas redes sociais, o Baré prestou homenagem ao antigo dirigente. O presidente Oziel Neto lamentou a perda e exaltou a trajetória do ex-presidente.

“É um momento muito triste para a nação barelista. Uma perda dolorosa do nosso tesoureiro José Maria, uma pessoa muito querida dentro do clube, muito leal e fiel ao Baré.”