
O Náutico apresentou no sábado (29) o novo treinador Jax Cametá, o preparador físico Ronaldo Hayata e parte do elenco que defenderá o clube no Campeonato Roraimense de 2026. A pré-temporada começa nesta segunda-feira (1º), com foco na preparação física do grupo e no planejamento para o estadual.
O presidente Marcelo Pereira informou que o elenco será composto por 26 atletas, mesclando jogadores experientes e jovens. Ele destacou que o grupo está sendo construído com apoio do ex-jogador paraense Robigol, que conhece bem o mercado regional e tem auxiliado na captação de atletas.
“Ele [Robigol] está me ajudando a montar o elenco, até porque deu certo para outras equipes do estado (GAS, Baré), que pegaram jogadores regionais, e nós também apostamos nessa regionalidade. Fomos buscar jogadores no Pará, porque lá são três divisões e você encontra atletas jogando o ano todo”, explicou Marcelo.
O dirigente também afirmou que o principal objetivo do clube em 2026 é voltar às competições nacionais, aproveitando as três vagas do estado na Copa do Brasil.
“10 anos atrás o Náutico disputava um título contra o São Raimundo e 10 anos se passaram. Então está na hora da gente retornar a conquistar coisas, ainda mais agora que são três vagas. Temos chances, ainda mais nesse estilo de competição com dois turnos. O primeiro objetivo é disputar uma vaga na Copa do Brasil e aí entra recurso, mas a cereja do bolo é o título”, completou.

O novo comandante, o paraense Jax Cametá, de 49 anos, chega para sua primeira passagem por um clube de Roraima. Antes do Timbu, dirigiu Carajás, Cametá e Sporting Maracanã, todos do futebol paraense.
“O que me trouxe ao Náutico foi o desafio. É o meu primeiro clube fora do estado do Pará, então é um desafio grande para mim, poder mostrar o valor que eu tenho, desenvolver o trabalho que eu aprendi tanto como jogador, como aluno da CBF, dos cursos que eu fiz”, disse o treinador.
Segundo Cametá, o Náutico terá um time ofensivo e com pressão no campo adversário.
“Nosso planejamento é fazer uma boa pré-temporada. Nós temos 40 dias para começar nosso trabalho. Iniciamos na segunda-feira com os garotos e uns jogadores que chegaram. Vai ser um time que vai jogar para frente. O meu estilo de jogo é lá na frente, é abafando o adversário. A gente vai sempre em busca da vitória, e eu tenho plena certeza que nós vamos chegar na final e seremos campeões”, projetou.
Dez atletas foram apresentados no evento, alguns com passagem por clubes do Pará e outros iniciando a carreira profissional no Timbu. A expectativa é que o elenco esteja completo já na próxima semana.
A estreia do Náutico no Roraimense 2026 está marcada para 24 de janeiro contra o São Raimundo. No estadual deste ano, o clube terminou em sexto lugar, com apenas uma vitória em sete partidas.