(Creditos: iStock/ 9Air)
(Creditos: iStock/ 9Air)

Os pisos cerâmicos seguem firmes como uma das escolhas mais populares nos projetos de arquitetura e nas reformas. Mesmo com o avanço de novos materiais, esse revestimento permanece em alta, principalmente por unir versatilidade, resistência, bom desempenho e diferentes combinações estéticas.

Durabilidade e praticidade: os benefícios dos pisos cerâmicos

Um dos principais motivos para a preferência desse revestimento nos projetos de arquitetura é a sua resistência. O material apresenta ótimo desempenho nos mais variados tipos de ambiente, inclusive naqueles que passam por variações de clima.

Além disso, os pisos cerâmicos se destacam por:

  • resistência à água e à umidade, ideal para cozinhas, banheiros e áreas de serviço;
  • boa durabilidade, suportando tráfego intenso sem desgaste acelerado;
  • facilidade de limpeza, já que são resistentes a manchas;
  • manutenção simples, dispensando cuidados complexos ou produtos específicos;
  • inibidores de bactérias;
  • sustentáveis;
  • variedade de opções que cabem em diferentes orçamentos;
  • possuem bom custo-benefício em longo prazo.

Essas características permitem que os revestimentos cerâmicos sejam uma opção segura para diversas áreas da casa, garantindo sucesso no projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Versatilidade estética: dos clássicos aos mais modernos

A versatilidade que esse material oferece para o design de interiores também é um dos pontos positivos. Por conta dos avanços das tecnologias de impressão e acabamento, tornou-se possível encontrar uma variedade grande de opções, que vão do clássico ao moderno.

Entre as possibilidades que mais se destacam, estão:

  • revestimentos que imitam materiais naturais e nobres, como madeira, mármore, pedra e cimento queimado;
  • texturas e superfícies que variam entre esmaltado, polido, acetinado e externo, adaptando-se a diferentes necessidades e locais de instalação;
  • formatos para todos os estilos, com placas maiores para o chão, placas menores para as paredes e bancadas, réguas que imitam pisos de madeira e peças geométricas que valorizam decorações modernas.

Essas características permitem uma versatilidade muito grande na hora da aplicação, combinando com vários tipos de estilos decorativos. Além disso, eles podem ser utilizados para além do chão, como é o caso de instalações de revestimentos cerâmicos nas paredes, painéis decorativos, bancadas, móveis e cubas, aumentando a possibilidade de criar ambientes mais funcionais e bonitos.

Ademais, alguns modelos, quando instalados em ambientes menores, dão a sensação de amplitude, como é o caso do porcelanato polido, que, ao refletir a luz de forma intensa, faz com que o cômodo pareça maior.

Inovação e tendências em revestimentos cerâmicos

Apesar de ser um material clássico e muito utilizado, as tecnologias atuais mantêm o porcelanato com um toque de modernidade. Isso permite o lançamento constante de novas estampas, formatos e acabamentos, criando opções que unem qualidade e variedade de preços para atender a diferentes orçamentos.

Entre as tendências que nunca saem de moda, estão os revestimentos que reproduzem a aparência da madeira, capazes de trazer uma sensação imediata de aconchego, e as placas em tons neutros, como cinza, branco e bege, que deixam qualquer ambiente mais moderno.

Já quando o assunto são os formatos, a variedade é ampla, e a busca por termos específicos como “porcelanato 60×60 promoção”mostra o quanto os consumidores valorizam opções versáteis, capazes de se adaptar tanto a projetos menores quanto a ambientes mais amplos.

Esse movimento evidencia a procura por formatos e condições que realmente se encaixam no planejamento e no orçamento de cada obra.