A palestra acontece no auditório do Cadecon da UFRR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A palestra acontece no auditório do Cadecon da UFRR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O debate sobre sustentabilidade, turismo e desenvolvimento movimenta a agenda acadêmica e ganha destaque no próximo dia 02 de novembro, quando será realizado o seminário “Ações Estratégicas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030)”. O evento acontece a partir das 18h30 na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A programação ocorre no auditório do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (CADECON), no campus Paricarana, aberto ao público presente. As inscrições serão feitas no início do evento e darão direito a certificado emitido pela PRAE/UFRR.

O seminário é resultado do projeto de extensão “Estratégias para Organizações com base em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030)”, coordenado pelo professor da UFRR, Carlos Augusto Matos de Carvalho e realizado no semestre de 2025.1.

Na ocasião foram apresentadas ações estratégicas para mitigar ou resolver problemas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O trabalho ocorreu em Amajari, especificamente na Vila do Paiva, na pousada Sesc Tepequém e também em Boa Vista em algumas empresas e órgãos públicos. “São sugestões mitigatórias e resolutivas para os ODS com alunos de vários cursos, seja de Administração, Economia, Engenharia Civil, Computação, Engenharia Elétrica e Contabilidade, entre outros”, completou.

Segundo o professor, o evento inclui a apresentação de três trabalhos desenvolvidos por estudantes ao longo do semestre: Georgia Patrícia da Silva Ferko, Ricardo Campos da Rocha e Sigrid Gabriela Duarte Brito. Os projetos foram selecionados por uma comissão de docentes das áreas de turismo, empreendedorismo e meio ambiente. Embora o projeto de extensão tenha reunido 14 propostas ao todo, apenas as três com maior destaque foram escolhidas para compor o seminário.

O docente reforça ainda que o intuito é que os estudantes se atentem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que foram criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que o projeto pedagógico do curso de Administração pontua que os estudantes necessitam se formar enquanto profissionais com esse tipo de conhecimento, buscando resolver problemas relacionados aos ODS. “Fora isso, estamos trabalhando para que a UFRR persiga nessa intenção de tentar ajudar, mitigar ou resolver problemas relacionados aos 17 ODS em apoio a comunidade amazônica”, acrescentou.

A noite será encerrada com a palestra “ODS 2030: O impacto social causado pelo estreitamento das relações entre universidade e comunidade, a partir das atividades extensionistas”, ministrada às 19h30 por Ricardo Campos da Rocha.

Confira a programação completa:

18h45 – Apresentação do Projeto – Programa Sesc de Corredores Ecológicos e Integração Comunitária – ODS 15: Vida terrestre. Autores: Bruno da Silva Martins / Filipe Quixabeira Feitosa / Justo Salvador Esono Mba Mofuman

19h – Apresentação do Projeto- Vigia-Trabalhador RR: Rede Integrada de Vigilância, Prevenção e Cuidado em Saúde do Trabalhador – ODS 3: Saúde e Bem-estar. Autores: Dáphinie Pimentel Galdino da Silva / Gisele Costa Mesquita / George Lucas Monção Zambonin

19h15 – Apresentação do Projeto – Integra Tepequém – Fortalecimento Sustentável da Estância e da Comunidade Local – ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Autoras: Adriele da Silva Teixeira / Larissa Rayane Mota Ribeiro / Nayllane dos Santos Silva

19h30 – Palestra – ODS 2030: O impacto social causado pelo estreitamento das relações entre universidade e comunidade, a partir das atividades extensionistas. Palestrante: Me. Ricardo Campos da Rocha